quinta-feira, julho 23, 2020

Manari-PE: Com 2º caso confirmado, Secretaria de Saúde divulga boletim epidemiológico desta quarta (22/07); confira





O segundo diagnóstico de covid-19 no município trata-se de uma puérpera (residente da zona rural) que devido a uma gestação de alto risco teve parto realizado em hospital de referência no Recife, ao realizar exames de acordo com o protocolo da instituição foi coletado Swab e o resultado foi positivo, a paciente segue em tratamento no hospital do Recife e está assintomática, também registramos dois(2) casos suspeitos que são contatos de um caso positivo que apresentam sintomas leves.

Hoje acrescentamos no boletim o número de investigados que são pacientes que apresentaram sintomas gripais, e que não se enquadraram nos casos suspeitos, mas foram testados por solicitação médica.

Manari segue as orientações da secretaria estadual de saúde (SES-PE) e adere a testagem de todos as pessoas que apresentam sintomas gripais, os testes estão sendo feitos em nosso centro de testagem que fica no hospital de campanha

A secretaria municipal de saúde ressalta que no momento não é considerado casos ativos no município, pois os casos positivos tratam-se de pacientes que possivelmente foram infectados em hospitais de outros municípios.

Manari foi a última cidade do estado de Pernambuco a registrar casos confirmados da doença, atribuímos isso as ações realizadas desde o registro dos primeiros casos no estado, fomos uma das primeiras cidades em nossa região a adotar restrições no funcionamento do comércio, cancelar feiras livres no município entre outras ações importantes, realizamos a sanitização diária de pontos com maior fluxo de pessoas, implantação de lavatórios públicos em pontos estratégicos, orientação para a população e barreiras sanitárias nas entradas da cidade. Implantamos o hospital de campanha mesmo quando ainda não tínhamos casos confirmados.

Continuamos com ações na prevenção ao coronavírus no município e pedimos a nossa população para manter o isolamento e o distanciamento social, e só sair de casa em caso de extrema necessidade. Continuamos seguindo os protocolos do Ministério da Saúde (MS) e da secretaria estadual de saúde.

Se puder fique em casa, se precisar sair use máscara.

Prefeitura Municipal de Manari

Nenhum comentário:

Postar um comentário