terça-feira, junho 09, 2020

Samu Metropolitano do Recife tem queda de 70% nas chamadas relativas ao coronavírus


O diretor-geral do Samu Metropolitano do Recife, Leonardo Gomes, afirmou  que o serviço teve uma queda de 70% nas chamadas no último mês para atendimento de sintomas sugestivos de covid-19. "Chegamos a receber cerca de 160 chamadas diárias e o número atualmente está na casa de 50", disse, em entrevista ao programa Balanço de Notícias, da Rádio Jornal. Os dados sugerem uma estabilização nos casos de infecção pelo novo coronavírus no Grande Recife.

No entanto, o médico afirma que isso não significa uma desmobilização no serviço. "Não diminuímos ambulâncias e profissionais. Nossa operação está mantida para aguardar uma segunda onda (de infecções) que pode vir. É muito importante que as pessoas saibam que a pandemia não terminou. Estamos hoje colhendo frutos do isolamento e da quarentena responsável, mas podemos voltar a ter pessoas morrendo e sendo infectadas. Por isso é muito importante continuar com a higiene, com a etiqueta respiratória, uso de máscara e só sair em caso de necessidade".

O número de infectados no serviço também caiu. O Samu chegou a ter pouco mais de 100 pessoas afastadas devido ao novo coronavírus. O número atual é de apenas 12. "Nenhum deles grave, graças a Deus. Mas o risco sempre existe, a despeito dos EPIs de altíssima qualidade que usamos. Somos a linha de frente e a transmissão é uma realidade", diz o médico.

Por Jornal do Commercio

Nenhum comentário:

Postar um comentário