segunda-feira, abril 20, 2020

Governo de Pernambuco inicia distribuição do Cartão de Alimentação para alunos da Rede Pública


A distribuição do Cartão de Alimentação Escolar para as famílias dos estudantes da rede de ensino estadual tem início nesta segunda-feira (20). A entrega será feita somente aos responsáveis dos alunos. De acordo com a Secretaria de Educação de Pernambuco, os estudantes não devem ir à escola com o objetivo de evitar aglomerações.

Para receber o benefício, é preciso que o responsável do beneficiado apresente documento de identificação com foto. A distribuição inicia no Recife, onde ocorre até a terça-feira (21), e depois segue para os municípios da Zona da Mata, nos dias 22 e 23 de abril, e para as cidades do Agreste e do Sertão, nos dias 23 e 24. Cada família tem direito a apenas um cartão. O valor total disponível será equivalente ao número de filhos matriculados na rede pública.

As escolas vão iniciar a distribuição a partir das 8h, sempre ocorrendo em dois dias, conforme região de localização da escola, seguindo um cronograma determinado pela Secretaria. No primeiro dia, a entrega será aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do Projeto Travessia e de outras modalidades especiais, além dos 6º e 9º anos do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio. O segundo dia será reservado às famílias dos estudantes que cursam os 7º e 8º anos do Fundamental e 2º e 3º anos do Médio. Os horários para os pais se dirigirem à unidade serão divididos por turma e podem ser consultados no site da Secretaria.

O repasse da verba de R$ 50 no cartão beneficiará, ao toto, 240 mil estudantes em maior situação de vulnerabilidade e que dependem da merenda fornecida na escola para se alimentar. Com orçamento total de R$ 12 milhões, de acordo com o Governo do Estado, a iniciativa tem como base os dados das famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal.

As famílias também receberão uma lista com recomendações que sobre os alimentos que devem e não devem ser comprados. O documento elaborado pela equipe de Alimentação Escolar e Nutrição da Secretaria de Educação e Esportes considera os parâmetros nutricionais e os alimentos que compõem a merenda dos estudantes. Também está disponível no site da Secretaria a consulta dos estudantes beneficiados e da rede do Cartão Alelo, que contempla mais de 9.300 estabelecimentos credenciados em todas as regiões do Estado.

Por Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário