sábado, março 07, 2020

Rio tem segundo caso de coronavírus no estado, o primeiro na capital, diz secretaria


O Estado do Rio de Janeiro tem um segundo caso de coronavírus confirmado, e o primeiro na capital, segundo informou a Secretaria de Estado de Saúde em nota enviada na madrugada deste sábado.

A primeira paciente da Covid-19, que foi diagnosticada nesta quinta, é de Barra Mansa, cidade no Sul Fluminense, e trouxe o vírus da Europa.

A nova paciente, uma mulher de 52 anos, é moradora da cidade do Rio de Janeiro e apresentava sintomas desde o retorno de viagem à Itália, na última quarta-feira, diz o governo estadual.

Leia mais: Seis pessoas que entraram em contato com paciente de Barra Mansa são monitoradas

Naquele mesmo dia, ela deu entrada em hospital particular apresentando febre, tosse, congestão nasal e conjuntivite. Ela viajou acompanhada de outras três pessoas, que estão sendo monitoradas pela secretaria em parceria com a vigilância sanitária municipal. A paciente, que mora sozinha, está em isolamento domiciliar.

A primeira amostra para testagem da paciente foi coletada na própria quarta-feira. O resultado deu negativo para painel viral geral e detectável para coronavírus. Nesta sexta, o material foi encaminhado ao Laboratório Central Noel Nutels (Lacen-RJ) e Fiocruz, que confirmaram o laudo positivo para o novo coronavírus.

Especial visual: Entenda tudo sobre o novo coronavírus

“É importante destacar que continuamos sem transmissão ativa do vírus no Rio de Janeiro. Os dois casos confirmados até agora são importados do exterior. Permanecemos no nível zero do nosso plano de contingência e não há razão para pânico. Os cuidados devem permanecer os mesmos que tomamos para a gripe”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos, em nota.

O secretário ressaltou que todas as ações e medidas seguidas estão de acordo com o plano de contingência da secretaria, que é alinhado com protocolos do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Entrevista: 'Mais casos de coronavírus devem ser confirmados, mas não será o fim do mundo', diz infectologista

Até esta sexta, além de dois casos confirmados de infecção pelo Covid-19, havia outros 112 suspeitos monitorados no Estado.
Com confirmação carioca, Brasil tem 14 casos

Até o fim da sexta-feira, o Brasil havia registrado 13 casos confirmados do novo coronavírus, segundo balanço do Ministério da Saúde.

Com o caso anunciado pelo governo do Rio nos primeiros minutos deste sábado, o total sobe para 14 —dez em São Paulo, dois no Rio de Janeiro, um no Espírito Santo e um na Bahia.

Leia mais: Governo quer aumentar horário de atendimento dos postos de saúde

Há ainda um caso no Distrito Federal, cujo primeiro teste deu positivo, mas que ainda espera a contraprova do Instituto Adolfo Lutz, localizado em São Paulo, para ser considerado positivo.

Os casos suspeitos passaram de 631 para 768 na sexta-feira; a maioria deles continua sendo registrada em São Paulo (222). Em seguida vêm Minas Gerais (123), Rio Grande do Sul (112), Rio de Janeiro (111) e Santa Catarina (59).

Por região, são 457 casos no Sudeste, 196 no Sul, 54 no Nordeste, 54 no Centro-Oeste, e sete no Norte.

Outras 480 suspeitas já foram descartadas — são pessoas cujos testes apontaram a presença de outros vírus, como os provocadores da gripe, ou que deram negativo para o Sars-CoV-2.

Guia infantil do coronavírus: Como orientar as crianças

Segundo o diretor do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Júlio Croda, os casos novos são de pessoas que viajaram para o exterior.

Assim, apenas dois casos já informados na quinta-feira são de transmissão local, ou seja, de pessoas que contraíram o vírus no Brasil. Os outros 12 são casos importados.

Por O Globo


Nenhum comentário:

Postar um comentário