quarta-feira, fevereiro 12, 2020

Centro do Recife, a grande aposta para investimento em imóveis


Foto: Pixabay 

Quem procura um imóvel para chamar de seu vai se encantar com o Centro do Recife, que vem sendo o centro das atenções para quem busca um lugar calmo e prático para viver, e também para adquirir o seu patrimônio.

E para saber mais sobre essa grande aposta, precisamos entender um pouco da história e pontos curiosos sobre o centro da capital.

O Centro Histórico do Recife, assim conhecido no país inteiro, é o centro da capital de Pernambuco. Ali encontramos o Marco Zero, o ponto de onde surgiu o povoado de Ribeira de Mar dos Arrecifes dos Navios. É representado pelos sítios históricos de Olinda, Igarassu e Guararapes, que são os principais rotas da arte barroca brasileira, abrigando também os templos mais antigos das mais variadas ordens religiosas do Brasil.

Sendo a capital e o centro mais antigo do país, o estado de Recife surgiu em 1537 perto do maior porto exportador do Brasil Colônica, durante o ciclo da cana de açúcar. Só veio conhecer desenvolvimento de importância depois de ser invadido pelos holandeses em 1630, quando surgiu o povoado de Olinda.

O centro do Recife possui os únicos cincos patrimônios barrocos que não possuem o título de Patrimônio Cultura da Humanidade pela UNESCO, por infelizmente ter tido uma grande demolição de conjuntos importantes para essa nomeação e grande descaracterixação do seu centro histórico, que veio ser reformado mais tarde e ser conhecido como vemos hoje. A centro do Recife possui exemplares arquitetônicos de religião com grande importância cultural no mundo todo, tombados pelo IPHAN (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), que em sua grande parte foram construiídos por abastados comerciais e senhores de engenho, por não abrigarem sede de igreja católica em sua área.
Entretanto, para que possamos conhecer mais sobre esse centro que vem sendo centro das atenções e investimentos para que busca os seus imóveis em Recife, precisamos saber algumas coisas:

O centro do Recife faz jus ao seu nome; tudo o que você pode imaginar de entretenimento, turismo, gastronomia, comércio, educação. É um centro completo para moradores e turistas, e também faz jus ao nome do seu estado, afinal, suas praias são cheias de lindos arrecifes de corais, que permitem a construção de piscinas naturais.

De acordo com o jornal “A Folha de Pernambuco”, 8,99 milhões de pessoas desembarcaram no aeroporto de Recife durante o ano de 2019, e não foram apenas para turismo, mas muitas pessoas buscam um imóvel, apartamentos em Recife e um novo estilo de vida, o que nota-se pelos muitos condomínios de alto e médio padrão que vem sendo construído no centro do Recife. Assim, atraindo pessoas que querem mais qualidade de vida e uma proximidade a tudo o que precisa.

O Centro Histórico do Recife, que abriga os bairros do Recife Antigo, Santo Antônio, Santo Amaro, São José e Boa vista, tem algumas das principais construções históricas da capital de Pernambuco. Elas abrigam muitos espaços culturais, além de empresas de tecnologia que são do Porto Digital, o polo de desenvolvimento de softwares. Um dos edifícios mais importantes do Centro Histórico do Recife é a Sinagoga Kahal Zur Israel, a primeira sinagoga do continente americano.

O Centro Histórico do Recife possui uma parte expandida, que é a zona norte da cidade, uma região nobre que abriga o Marco Zero do município. Sendo uma região com povoação muito antiga e muitas ofertas de casas à venda em Recife, abriga os bairros tradicionais como Casa Forte, Tamarineira, Parnamirim, Jaqueira, Poço da Panela, Apipucos, Casa Amarela, Graças, Aflitos, Derby, Madalena, Espinheiro, etc., alguns deles ocupados desde o século XVI.

No centro Histórico expandidos estão localizados os centros culturais mais importantes do centro do Recife. Um deles é a Rua Benfica, no bairro da Madalena, conhecida como a rua dos palacetes, que abriga antigas casas de veraneio da nobreza pernambucana que foram edificadas no século XIX como o Solar de Benfica (conhecido atualmente como o Clube Internacional do Recife), também são conhecidos o Palacete do Benfica, o casarão do número 286, o Museu do Estado de Pernambuco, a Academia Pernambucana de Letras, a mansão Henry Gibson, a Fundação Joaquim Nabuco, a Fundação Gilberto Freyre, a praça do Derby, a praça Euclides da Cunha, a praça da Casa Forte

A maior parte dos edifícios coloniais do Recife foram descaracterizados e quase todos os antigos traçados urbanos se perderam com a recente modernização arquitetônica que o centro do Recife passou. Algumas coisas foram preservadas, mas infelizmente, alguns patrimônios sofreram agressões, como o imponente palácio de Friburgo, que é a sede de Nova Holanda, construída por Maurício de Nassau, que era o local de repouso e lazer do Governador do Brasil Holandês na época. Muita coisa foi tratada de ser reconstruída, mas nem sempre se consegue refazer um patrimônio histórico.

Mas sabendo isso, o que podemos considerar de vantagem no Centro do Recife como uma boa aposta nos imóveis?

· Atrações turísticas e culturais de sobra;

· Uma das praias mais bonitas do país;

· Cultura;

· Centro bem localizado que oferece uma boa infraestrutura não só de moradia como de trabalho;

· Oportunidade de trabalho e estudo;

· Centro e capital em franca expansão;

· O Centro do Recife vem chamando a atenção para investimento de empresas que querem instalar suas filiais por aqui, o que acelera ainda mais o crescimento como um todo;

· Imóveis que se valorizam mais a cada dia,

· Alta demanda de aluguéis para imóveis, pois o comércio e o turismo são as principais rendas que mantém a cidade em pleno funcionamento.

Que o centro do Recife é uma grande aposta para investimento em imóveis, tanto para pessoa física como pessoa jurídica, nós podemos entender depois de ler todos esses pontos. Aproveitar o centro de uma capital em franca expansão é a chave para ter um imóvel valorizado e em uma das capitais mais bonitas do nosso país.

O artigo foi útil pra você?

Curta e compartilhe nas redes sociais, e curta a nossa página no Facebook para ficar sempre por dentro das novidades!

Nenhum comentário:

Postar um comentário