terça-feira, janeiro 21, 2020

Em entrevista, Dr João garante que vai ganhar as eleições, mudar Petrolândia e ser um prefeito que vai entrar para a história: ''é o meu sonho''



 Ações do IBVASF em Petrolândia e cidades vizinhas também foram abordadas na entrevista


Na manhã de sexta-feira (17/01/2020), dentro do programa Acordando com as Notícias, apresentado na Web Rádio Petrolândia pelo radialista e blogueiro Assis Ramalho, o médico e pré-candidato a prefeito de Petrolândia, Dr. João Lopes, concedeu entrevista na qual comentou, entre outros temas, a atuação do IBVASF na região e fez relatos do cenário político do município. A entrevista contou com a participação de ouvintes, através de mensagens de WhatsApp.

Segundo Dr. João, pesquisas realizadas periodicamente são favoráveis à sua eleição e afirma não ter dúvidas da vitória. Ele diz que deseja ser prefeito para entrar na história de Petrolândia. ''Essa eleição Deus norteou, Deus colocou pra gente. Vamos ganhar, não tenho dúvidas quanto a isso. Quero ser um prefeito para entrar para a história, quero mudar a realidade de Petrolândia'', declara. O vídeo da entrevista está disponibilizado abaixo desta reportagem.

A entrevista teve início com o médico falando sobre a importância dos serviços prestados pelo Hospital e Maternidade do Instituto Beneficente do Vale do São Francisco (IBVASF) a população de Petrolândia e cidades vizinhas. A instituição hospitalar é dirigida pelo médico.

Dr João, antes de a gente entrar no assunto do cenário político de Petrolândia, sobre suas propostas de campanha, gostaria que fizesse um balancete dos trabalhos do Ibvasf em Petrolândia e região. Ao que parece, após a interrupção das atividades (m 2016, causada por insuficiência e falta de aporte financeiro) o Ibvasf deu sequência a todo vapor com seus trabalhos de grande utilidade para Petrolândia e cidades vizinhas. 

''O Ibvasf representa muita luta, muita perseverança, muito querer que tenha algo positivo nas vidas das pessoas de Petrolândia e toda a região, uma vez que Ibvasf abrange 21 municípios que chegam a adentrar, diariamente, 150 a 200 pessoas naquele serviço, e tem mostrado uma qualificação fora do comum. O Ibvasf é o único hospital filantrópico que sobreviveu credenciado ao SUS. Tem vários exemplos de vários hospitais em várias cidades no Estado de Pernambuco que esses serviços credenciados ao SUS não conseguiram sobreviver pela remuneração do SUS, por cada procedimento realizado. Para que você tenha uma ideia, cada consulta do SUS custa dez reais, e você faz uma cirurgia de vesícula (por exemplo), fazemos 40, 50 por mês, e cada cirurgia dessa custaria R$ 700 reais. Uma cirurgia de próstata cobra-se, em Arcoverde e na região, cerca de 12 mil reais e a gente faz por mil reais pelo SUS. Enfim, é uma tabela muito apertada, muito difícil e a gente tem que fazer malabarismo para continuar oferecendo esses exames, esses serviços à população. E eu posso garantir que é de qualidade, uma vez que nos fazemos 20 cirurgias por mês, próstata, varizes, estômago, vesículas, talvez nós somos o único hospital que esteja operando pelo SUS cirurgias de vesículas. Antes, as pessoas passavam de anos para conseguirem uma cirurgia dessas no Recife, e tinha que dá 10, 15, 20 viagens em Recife para conseguir. Hoje, essa demanda, sobretudo de Petrolândia, pela eficiência, pela boa vontade do Ibvasf, de todos os seus funcionários que se dedicam, são 70 funcionários, e que vem de certa forma amparando as pessoas, principalmente as pessoas mais necessitadas.

Dificuldades nos repasses do SUS fizeram o IBVASF fechar as portas duas vezes 

''Tivemos que fechar as portas do Ibvasf por duas vezes, porque não batia essa conta, mas, graças a Deus, desde o final de julho do ano passado, quando houve a reabertura, de lá para cá ele não mais teve que parar, e só melhorou. E isso me deixa muito feliz, porque na vida sempre quis ser médico. Meu pai era o maior incentivador, somos de uma região pobre, enfrentamos muitas dificuldades e, graças a Deus, um cara que com 16 anos desaba lá para o Recife, passa muito tempo sem poder voltar para o seu curral, enfrenta muitas dificuldades, estava junto àqueles que tinham as condições mais favoráveis, e aí saiu um sertanejo aqui de Carnaubeira da Penha e vai lá e tira a vaga de caras que tinham as melhores condições. E naquela época só existiam duas faculdades (de Medicina), a federal e a estadual. E Deus foi generoso com a gente, e graças à nossa perseverança, a força que a gente recebia dos meus pais, a gente conseguiu galgar esses espaços, ser médico para ajudar as pessoas, e o Ibvasf é uma continuidade disso. Nós idealizamos esse projeto, esse modelo, e hoje ele é uma realidade que favorece muito na saúde das pessoas, principalmente os mais carentes'', disse Dr. João, ainda acrescentando que o sonho da implantação de uma UTI e uma clínica pacientes renais crônicos está em andamento. ''O custo é muito alto, são mais de R$ 2 milhões, mas o sonho não acabou. Em Brasília, já temos um valor, através de emendas parlamentares, e nós já contratamos uma consultoria e estão fazendo um levantamento sobre a UTI e a clínica de renal crônica'', enfatizou..

Política - Eleições 2020

Sobre política, nossa reportagem perguntou sobre o desafio de enfrentar mais uma eleição. Dr. João disse que foi sondado para disputar as eleições de 2020 por Carnaubeira da Penha, sua terra natal, mas, antes preferiu fazer pesquisas nas duas cidades, Carnaubeira e Petrolândia.

''Conversando com a família, eu disse 'eu vou para uma pesquisa em Carnaubeira e outra aqui, para ver a situação'. Lá eu saí em uma situação muito boa, tinha 58% e o prefeito 23%. E aqui deu mais ou menos parecido. Como eu moro aqui há muito tempo, aqui tenho minha família, os meus negócios, e a gente decidiu optar por Petrolândia. E nesta primeira pesquisa a gente saiu muito bem, isso porque na eleição passada a gente nunca atingia mais de 34%, e hoje, nesta primeira pesquisa, mostrou que a gente tem uma situação bem melhor do que a passada. Em pesquisa subsequente, a gente vem crescendo, (em torno de) 5, 6%, de 3 em 3 meses'', disse o médico.

Em seguida, ele afirmou que este ano a composição de sua chapa está mais forte.

''Com a temperatura da opção do povo, a gente já começou a constituir um grupo, acho que já com mais de 35 (pré-)candidatos (a vereador), e todos os dias chegam mais. E a gente precisa mudar a situação em que Petrolândia se encontra. O povo está sofrido e as políticas públicas tem que acontecer para atuar na vida das pessoas'', frisou.

De acordo com Dr. João, a pesquisa divulgada em dezembro pelo site PN Notícias, questionada por integrantes de outro grupo político, reflete a realidade e ele acrescenta que tem pesquisa própria (da mesma época), envolvendo apenas três nomes, e que sua vantagem é grande para os possíveis  adversários. 

"As minhas (pesquisas) eu coloco somente 3 candidatos. Quando eu boto o candidato Dr. João contra Jane, é de 68% contra 11%. Contra Fabiano, eu tenho 58% contra 20%. E contra Lourival, ele é melhorzinho um pouco do que Fabiano".

Sobre os questionamentos a pesquisa divulgada em dezembro e possíveis encontros com Fabiano.

''Assis, eu acho assim.Tem as pessoas que acreditam em pesquisas, que faz pesquisas. Tem as outras que podem encomendar uma, que quer se enganar. O que é fato é que se fala muito que foi sentado (para conversar), que fulano sentou. Eu, na verdade, sentei uma vez, que foi em abril, com Fabiano, que alguém entrou no meio e que provocou a conversa, e nós conversamos lá na roça. Estava eu e Tiago (filho de Dr. João), e chegou ele e Louro (vereador Louro do Vidro). Discutimos outros assuntos e eu mostrei os dados (da pesquisa) e disse, e aí?' - porque eu só desacredito de uma coisa quando eu provo que aquela coisa não é real - e eu disse 'e aí, discorda?', porque esses caras de pesquisas da região já fizeram para mim, para Lourival, para Fabiano, para a prefeita, para todo mundo. Tem um rapaz aí, que esse é desacreditado totalmente, mas tem uns três órgãos de pesquisas que eles são reais. Inclusive, eu não sei porque eles desacreditam de um órgão de pesquisa desse mesmo cara, que já fez inúmeras pesquisas para esse mesmo grupo que está aí. Hoje, porque fez uma pesquisa para o blog PN, e que nos dá essa diferença, aí eles desacreditam. Eu acho o seguinte: que isso é muito sério, que não adianta andar jogando, não adianta estar blefando, que a coisa não emplaca'', desabafou. ''E neste dia do encontro, eu disse 'você discorda da pesquisa?', aí ele disse ' vamos fazer aí um acordo'. Primeiro Louro disse 'rapaz, o cavalo está passando selado'. Ele (Fabiano) disse 'olha, tem eu, Rogério e Joilton. Vamos somar os votos dos três e, se a gente ganhar para você (nas pesquisas), o candidato será eu. E se você ganhar (dos três), o candidato será você'. Aí eu disse 'aí é brincadeira! 3 contra 1'. Mas, na pesquisa agora de dezembro, quando somam os 3 candidatos, eu boto 15 pontos de frente deles. O candidato tem que ser o que o povo escolhe, não o que a gente quer'', ressalta Dr. João.

Dr. João responde pergunta de ouvinte, que questionou o discurso repetido em todas as eleições de que vai haver aliança dos grupos de oposição e isso não acontece

''Não é preciso a oposição se unir para ganhar as eleições. Nós vamos ganhar, independente disso. Deus entende, não é soberba, é a realidade nua e crua. Os fatos diz isso'', disse Dr João, afirmando que este ano a estrutura é bem melhor do que de 2016.

''Está tudo favorável, este ano vamos com uma estrutura que a gente não tinha em 2016. A gente tem um grupo bem maior, essa (eleição) Deus norteou, Deus colocou para a gente. Vamos ganhar, não tenho dúvidas quanto a isso'', enfatiza. 

Dr. João ainda responde sobre comentários surgidos na cidade dizendo que ele e Lourival Simões tinham conversado sobre uma possível aproximação política

"Na verdade, Lourival milita em um campo diferente ao meu. A prefeita também. Ele tem um grupo que vem no poder há muito tempo e eu sou de um campo de oposição específica, e não existe nenhuma possibilidade de alinhamento. Não que eu tenha algo pessoal (contra o ex-prefeito). Eu deixo bem claro que eu já votei em Lourival em uma eleição (para deputado estadual), em Carnaubeira da Penha, que foi Neto (irmão de Dr. João e então prefeito de Carnaubeira) que fez esse alinhamento e eu tive que cumprir, e acho que demos cerca de 1.200 votos para ele. Mas, foi outro cenário. Eu faço política, Assis, com coerência. Eu não posso estar dizendo uma coisa e fazendo outra'', ressalta o médico.

Dr. João declara querer entrar para a história da cidade como um dos melhores prefeitos de Petrolândia

''Quero ser um prefeito para entrar para a história, eu venho dizendo isso, é o meu sonho. Eu quero ir para a história e a gente quer mudar a realidade nua e crua de Petrolândia e deixar esse povo feliz'', afirmou.

Em resposta a ouvintes sobre uma possível chateação com a saída do pré-candidato a vereador César´de Creuza de sua base para apoiar outro grupo

"(Sobre César) Eu gostaria de deixar que cada uma das pessoas faça uma análise nua, crua e real desse comportamento. A família dele é toda minha amiga, gostam de mim, já votaram comigo e não vou entrar nessa conversa. Ele próprio faça uma autoavaliação e as pessoas façam análise desse gesto, desta ação'', disse.

Ainda em resposta a ouvinte, Dr. João comenta a escolha do vice em sua chapa

''Tem uns nomes aí. Eu acho assim: se nós continuarmos crescendo 5, 6 pontos, se estivermos no patamar que a gente está, a escolha do vice vai ser um pouco diferente. Se tiver algum retrocesso, alguma caída, aí a gente pensa em um vice político, que tenha esses dados eleitorais. Mas nós já temos alguns nomes fantásticos, pessoas que vêm enriquecer demais essa chapa. Pessoas que, de repente, pode até não ser político e que, de repente, ele engrandeça o conteúdo da chapa. Enfim, essa decisão só vai sair em março'', antecipou o pré-candidato.

Em resposta a outro ouvinte, que cogitou o nome do empresário Geraldo Melinha (Posto Papai Noel e TranSevero) com um dos cotados a ser candidato a vice-prefeito

''Melinha é um dos nomes que a gente está conversando. É um cara excelente, tem boa projeção, mas assim, ele é um desses nomes que a gente vai discutir. Isso vai ser uma discussão grande e a gente quer fazer o melhor'', explicou Dr. João.

Outros assuntos foram abordados e, no final da entrevista, Dr. João deixou sua mensagem de otimismo ao povo petrolandense.

Confira a entrevista completa nos vídeos abaixo.



Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário