terça-feira, janeiro 21, 2020

IPVA 2020 PE – Consulta, Tabela, Como pagar — (DETRAN PE)



Se você mora em Pernambuco e chegou aqui neste artigo, deve estar procurando informações sobre o IPVA 2020 PE.

Todo começo de ano vem com a preocupação chamada IPVA. O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores é obrigatório e pago anualmente. Sem ele, não é possível renovar o documento do carro, o que impossibilita de rodar pelas vias.

Cada estado brasileiro tem um departamento responsável pelo recolhimento desse e outras taxas. É o Detran – Departamento Estadual de Trânsito. Continue a leitura e veja como consultar, como emitir a 2ª via e outras informações referentes ao IPVA 2020 PE:

Antes de prosseguir, é preciso compreender o que está pagando esse imposto. O IPVA é obrigatório e todo proprietário de algum tipo de veículo, desde motos até caminhões, deve pagá-lo.

O valor da alíquota é variável de cada estado e também o tipo de veículo. Mas sempre é usado como base o ano venal do veículo e a tabela FIPE.

Ao contrário do que muita gente pensa, o dinheiro arrecadado com o IPVA não é usado obrigatoriamente nas vias públicas. De todo o valor arrecadado com esse imposto, metade fica na própria cidade onde o carro está registrado e a outra metade com o governo do estado.

Sendo assim, a administração da cidade e do estado podem empregar esse dinheiro onde for mais conveniente, como na saúde, na educação, segurança etc.

Apesar de obrigatório, o IPVA pode ser pago a vista com desconto no mês de janeiro ou o valor integral dividido em 3x. A data de vencimento das parcelas ou da parcela única variam de acordo com o final da placa do carro.

Confira a tabela abaixo com as datas de pagamento:
Como consultar IPVA 2020 PE

A consulta do IPVA 2020 PE é feita online e sem complicações. Tanto a consulta como a emissão do boleto é feita através do SEFAZ (Secretaria da Fazenda), que é o órgão responsável pelas guias.

Para fazer a consulta, siga os passos:
Acesse o site do Detran PE (https://www.detran.pe.gov.br/);
No menu inicial informe a placa do seu veículo no campo onde diz “Veículo”;

DETRAN - PE 2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário