terça-feira, dezembro 03, 2019

Petrolândia: Homenagens e reencontro familiar marcam enterro de Dona Dedé, da Agrovila 01 Bloco 01

Maria José de Souza (Dona Dedé): * 28/02(ou 03)/1938 - 02/12/2019


No final da manhã desta terça-feira, 03 de dezembro, foi sepultado no Cemitério São Francisco, em Petrolândia, o corpo de Dona Dedé (Maria José de Souza), falecida ontem aos 81 anos, no Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima. De origem humilde e humildade de caráter, a ex-sindicalista, moradora da Agrovila 01 do Bloco 01, recebeu modestas, porém, sinceras homenagens em seu funeral. 

O velório do corpo foi iniciado na casa onde residiu, na Agrovila 01 do Bloco 01, Projeto Barreiras. Na manhã de hoje, o velório foi transferido para a sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Petrolândia, no centro da cidade, onde antigos companheiros prestaram homenagem à memória de Dona Dedé.

Durante o último adeus, Maria Helena, ex-nora e mãe de um dos netos da falecida matriarca, leu uma breve biografia de Dona Dedé, baseado em texto de Lúcia Xavier, feito para a nota de falecimento.


Momentos antes do enterro, Assis Ramalho conversou com lideranças do Sindicato dos Trabalhadores Rurais que acompanharam o último adeus à líder comunitária Dona Dedé.

Ao sepultamento, compareceram familiares, parentes e amigos que, entristecidos pela partida de Dona Dedé, mostraram-se conformados diante do intenso sofrimento de seus últimos dias. A despedida foi uma reunião de congraçamento entre parentes que não se viam há anos, em um momento parecido com os diversos reencontros realizados em sua casa, sempre aberta a todos.


Parentes da família de Dona Dedé  se reúne para uma fotos momentos após o sepultamento - alguns vinheram de cidades distantes

Uma curiosidade Dona Dedé, detentora de excelente memória, levou consigo: apesar de seus documentos pessoais indicarem a data de nascimento 28 de fevereiro, seu aniversário era comemorado em 28 de março.

Mais fotos abaixo:







Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho/BlogAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário