quarta-feira, dezembro 18, 2019

Petrolândia está presente no lançamento do Festival de cinema (em Petrolina) com o curta "O menino que tinha medo do rio"

Petrolândia está presente no Festival de cinema com o curta "O menino que tinha medo do rio"






Petrolândia está presente no Festival de cinema com o curta "O menino que tinha medo do rio"

O Sertão vive mais uma jornada cinematográfica com a realização do “Festival de Cinema no Interior – Edição Especial Velho Chico”, a partir desta quarta-feira (18), das 14 às 18hs, em Petrolina. O evento se estenderá até a segunda-feira (23) incluindo outras cidades do Vale do São Francisco como Santa Maria da Boa Vista, Orocó, Petrolândia e Cabrobó.

Petrolina foi escolhida para a abertura do festival, onde ocorrerá a cerimônia de pré-lançamento dos filmes: “Jamakaru”, “Rio Mar”, “A Menina da Ilha”, “O Menino que Tinha Medo do Rio”, “Cantigas, o Sertão e suas Danças”*. As obras serão exibidas para os ribeirinhos por meio da Rede Orient Cinemas, no shopping da cidade e estará em cartaz para o público da região, a partir da quinta-feira (19).

O idealizador e diretor geral do Cinema no Interior, Marcos Carvalho, explica que todas as ficções foram roteirizadas, produzidas e protagonizadas pelos moradores dos municípios de Petrolândia, Cabrobó, Santa Maria da Boa vista e Orocó.

“Com o auxílio das oficinas formativas oferecidas pelo projeto Cinema no Interior, os ribeirinhos participaram de todo o processo de realização dos filmes, desde a elaboração do roteiro, composição do elenco e produção das obras”, comenta Marcos Carvalho. Ele explica ainda que a proposta do Festival é despertar o interesse das comunidades interioranas em trabalhos de pesquisa audiovisual valorizando a própria região.

“A difusão do patrimônio cultural das cidades ribeirinhas sanfranciscanas e o incentivo na realização de novos projetos audiovisuais para a região compõem parte dos objetivos do Festival, que nesta edição de 2019 aborda diversos aspectos relacionados ao Velho Chico e ao meio ambiente”, conclui Carvalho.

A programação do evento inclui a mostra itinerante “Cinema no Interior – Edição Especial Velho Chico” nas cidades ribeirinhas, além de mostra interna competitiva, premiações, homenagens e palestras. Haverá ainda, oficinas de “Roteiro para Cinema”, “Elaboração de Projetos Audiovisuais”, rodada de negócios e ações ecológicas com a arborização nas margens do rio São Francisco.

O “Cinema no Interior – Edição Especial Velho Chico” foi selecionado no edital do FUNCULTURA Audiovisual 2017/2018 e no edital Festivais SAV/Minc/2018, conquistando incentivos do Governo do Estado de Pernambuco, Funcultura e do Governo Federal, FSA/BRDE/ANCINE.

O projeto conta ainda com a parceria do Festival Internacional de Cinema de Contis (França), Rede Orient Cinemas, TV Grande Rio, Nobile Suítes Del Rio Petrolina e das Prefeituras Municipais de Santa Maria da Boa Vista, Orocó, Cabrobó, Petrolândia e o apoio do população ribeirinha.

A venda dos ingressos será feita na bilheteria do Cine River.

Os interessados em participar das palestras, oficinas e em obter outras informações, devem entrar em contato pelo e-mail: festival@cinemanointerior.com.br

Abertura: 18 de dezembro de 2019
Horário: das 14h às 18h
Local: Orient Cinema, River Shopping, Petrolina-PE
Mostra aberta ao público: a partir de 19 de dezembro de 2019,
*Venda de ingressos na bilheteria do cinema

Mostra de Cinema em Santa Maria da Boa Vista-PE
Data: 19 de dezembro de 2019
Horário: 19h
Local: Praça da Cidade

Mostra de Cinema em Orocó-PE
Data: 20 de dezembro de 2019
Horário: 19h
Local: Ilha de São Félix

Mostra de Cinema em Cabrobó-PE
Data: 21 de dezembro de 2019
Horário: 19h
Local: Ilha da Assunção

Mostra de Cinema em Petrolândia-PE
Data: 22 de dezembro de 2019
Horário: 21h, após a missa
Local: Centro Cultural

Ascom Cinema no Interior
Fotos: Hislaine Menezes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário