sábado, novembro 23, 2019

Petrolândia: Cinema na Praça promove debate sobre os riscos da energia nuclear


Imagens: Daniel Filho

Heitor Scalambrini Costa, professor aposentado da Universidade Federal de Pernambuco-UFPE, foi entrevistado pelo blogueiro e radialista Assis Ramalho na Web Rádio Petrolândia

Aconteceu na quarta-feira (20/11/2019), em praça pública a exibição do filme “Fukushima: 5 dias decisivos” que mostra as consequências da tragédia acontecida no Japão em 2011 envolvendo usina nuclear. Com apoio da prefeitura o Comitê Antinuclear de Pernambuco fez exibição do filme seguido de debate acerca da obra e dos riscos que a região corre caso avance o projeto de implantação de Usina Nuclear em Itacuruba, sertão de Pernambuco.

Cerca de 150 pessoas compareceram, entre professores, estudantes, lideranças e moradores instigados pelo tema e puderam ouvir e tirar dúvidas com Padre Luciano Aguiar (Diocese de Floresta e ONG Provida), Ângelo Bueno (representante do Conselho Indigenista Missionário-CIMI, em Pernambuco) e Heitor Scalambrini Costa, professor aposentado da Universidade Federal de Pernambuco-UFPE.
A prefeita, Janielma Souza (PSB), também compareceu e se pronunciou contra o projeto deixando clara sua divergência com o deputado estadual que apoiou, Alberto Feitosa (SD), principal parlamentar defensor do empreendimento.

Com base em questionamentos dos participantes, padre Luciano propôs e viu ser aceita a ideia de formar o primeiro comitê municipal antinuclear que, em breve, terá agenda apresentada com ações de conscientização da população sobre o tema.


Por Daniel Filho
Blog GOTA D'água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário