segunda-feira, setembro 16, 2019

Petrolândia: Em nota, Compesa esclarece motivos do corte de água no bairro Novo Horizonte


Na manhã de sexta-feira, 13 de setembro, dezenas de moradores do bairro Novo Horizonte se reuniram em frente à Prefeitura de Petrolândia para protestar contra o corte do abastecimento de água, realizado pela Compesa no dia anterior, na rede que serve também a particulares e à Escola Municipal Agropecuária.

A reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia conversou com alguns manifestantes e buscou mais informações sobre o caso junto à prefeita Jane e assessoria de imprensa da Compesa. O abastecimento com água da companhia de saneamento. de acordo com informações apuradas, seria feito de forma clandestina, com prejuízo a usuários regularizados perante a Compesa, o que teria motivado o corte.

A prefeita recebeu dois representantes dos moradores. Após a reunião, procuramos ouvir os líderes da manifestação, mas não quiseram falar com nossa reportagem, por estarem com pressa. A prefeitura comprometeu-se abastecer a comunidade com carro pipa, já a partir do mesmo dia do protesto. Segundo Jane, o corte de água foi feito pela própria Compesa, sem nenhuma intervenção da prefeitura..Segundo moradores ouvidos, a comunidade deseja pagar pela água, com a instalação de hidrômetros em seus imóveis, mas a ocupação da área é tida como irregular (invasão) pelos órgãos públicos.

O Blog de Assis Ramalho buscou informações junto ao Escritória da Compesa - em Petrolândia, que nos informou que os detalhes sobre o corte somente a Compesa (Recife) poderia esclarecer.

Imediatamente entramos em contato com a assessoria de imprensa da Compesa, em Recife. Nos atenderam e prometeram enviar a resposta mas até o momento da publicação da reportagem, na sexta-feira (13) não havíamos recebido as informações sobre o corte de água que motivou o protesto da comunidade do bairro Novo Horizonte.


As 17 horas do dia de sábado, 14 de setembro de 2019, a Assessoria da Compesa - Recife, entrou em contato com a nossa reportagem para informar os verdadeiros motivos, segundo ela, do corte do abastecimento de água no Bairro Novo Horizonte. Veja abaixo a nota da Compesa.

Resposta Compesa bairro Novo Horizonte

A Compesa esclarece que o bairro Novo Horizonte, em Petrolândia, ainda não tem sistema de abastecimento de água regular, uma vez que essa área está sob processo judicial pela posse do terreno. A companhia realizou uma fiscalização na localidade e constatou a existência de ligações clandestinas, que foram cortadas, pois a iniciativa, feita sem os procedimentos técnicos exigidos, estava comprometendo o abastecimento da cidade. A Compesa esclarece ainda que tem todo interesse em atender os cerca de 100 imóveis e está realizando estudos com essa finalidade, mas para implantar uma rede na localidade é preciso que a área esteja totalmente regularizada. Uma equipe está acompanhando o andamento do processo judicial para regularização da posse do terreno. Assim que essa etapa for concluída, em parceria com a prefeitura, a Compesa poderá atender a localidade, a exemplo do que já ocorreu no município, onde foram implantados os sistemas de abastecimento de água dos bairros Nova Esperança e Serrota.

Assessoria de Comunicação da Compesa

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário