sábado, março 30, 2019

Frente Parlamentar sai em defesa da agricultura familiar do Nordeste


Deputados de cinco (PI, MA, BA, RN e PE) dos nove estados do Nordeste, reunidos na quinta-feira (28), no Recife, decidiram criar o Fórum Parlamentar em Defesa da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Rural do Nordeste. Entre os objetivos da iniciativa, estão a troca de experiências e a articulação conjunta de ações políticas, econômicas e sociais estruturantes para a região.

Nos debates, ficou claro que o Fórum irá trabalhar temas relacionados à agricultura familiar, para além da produção, isto é, trará, para a agenda política, questões que fazem parte do cotidiano de homens e mulheres do campo. Ficou encaminhado, por exemplo, que uma das pautas consideradas fundamentais, neste início dos trabalhos, é o combate à reforma da previdência, que é percebida por todos como uma ameaça aos direitos constitucionais dos trabalhadores e trabalhadoras rurais e à economia dos municípios.

A reafirmação do apoio aos movimentos e organizações sociais e sindical, como instrumentos de defesa dos direitos dos homens e mulheres do campo, também deve ser outra importante pauta desse colegiado, especialmente diante da conjuntura de desmonte dessas instituições.

“Esse Fórum terá o importante papel de contribuir para mostrar o potencial que tem o Nordeste, deixando claro que, se políticas públicas forem implementadas de forma adequada e de modo a atender às demandas de sua população, essa região poderá avançar muito mais”, avaliou o deputado estadual Doriel Barros (PT/PE), um dos articuladores da iniciativa.

Durante as discussões, foi destacada a importância de esse Colegiado dialogar com outras articulações, como o Consórcio de Governadores e do Fórum dos Gestores Responsáveis pelas Políticas de Apoio à Agricultura Familiar no Nordeste.

Os participantes encaminharam, ainda, que a coordenação do Fórum será do deputado Adelmo Soares (MA/PCdoB), e que esse será um espaço aberto a outros deputados e deputadas que desejem participar.

A reunião contou com a presença dos deputados estaduais Doriel Barros , João Paulo, Antônio Fernando, Jô (Juntas) e Sivaldo Albino, por Pernambuco; Adelmo Soares (MA), Isolda Dantas (RN), Francisco Lima (PI), Marcelino Galo (BA). Também participaram da mesa, o presidente da Contag, Aristides Santos, o deputado federal licenciado e atual secretário de Desenvolvimento Rural da Bahia, Josias Gomes, e o secretário executivo do Fórum dos Gestores Responsáveis pelas Políticas de Apoio à Agricultura Familiar, Eugênio Peixoto.

Na plenária, estavam presentes representantes da Secretaria de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco e do IPA.

Assessoria Imprensa deputado estadual Doriel Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário