quarta-feira, fevereiro 13, 2019

Petrolândia: Em reunião do COMDESP, representante do BNB destaca importância de fortalecer cadeia produtiva da ovinocaprinocultura no Sertão de Itaparica


O BNB participou nesta terça-feira, 12/02/19, de reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável Rural e Urbano de Petrolândia (COMDESP), no Sertão de Pernambuco, realizada na sala de reuniões da Câmara Municipal de Vereadores. O agente de desenvolvimento Adelmo Azevedo fez uma síntese do programa Prodeter do Banco do Nordeste, e destacou a importância da participação dos municípios que compõem o Comitê Gestor Territorial da Ovinocaprinocultura do Polo Itaparica, comitê que vem desenvolvendo ações conjuntas com parceiros e instituições de apoio a cadeia produtiva da ovinocaprinocultura no Sertão de Itaparica. 

O Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter), operacionalizado pelo BNB, é uma estratégia do Banco para contribuir com o desenvolvimento territorial e local, por meio da organização, fortalecimento e elevação da competitividade das atividades econômicas financiadas pelo Banco na Região. Adelmo ressaltou que um dos objetivos do programa é fortalecer as cadeias produtivas, potencializando a participação dos agentes econômicos locais no processo de desenvolvimento, promovendo o financiamento integrado e orientado das atividades produtivas.

O agente do Banco destacou também a necessidade de alinhamento das ações do Governo do Estado de Pernambuco, por meio do Programa Estadual de Apoio ao Pequeno Produtor Rural (ProRural), com as ações do Governo Federal. Citou como exemplo o programa Rotas de Integração Nacional, criado pelo Ministério da Integração Nacional-MI, hoje transformado no Ministério de Desenvolvimento Regional-MDR. 

Adelmo ainda ressaltou que "Somente com as ações integradas, governo federal, governo do estado e municípios, caminhando juntos, é que conseguiremos os investimentos necessários para desenvolver a atividade da caprinovinocultura no Sertão, [mais] especificamente, a construção do abatedouro frigorífico com certificação federal, um sonho antigo dos criadores de caprinos e ovinos", ressaltou Adelmo, que concluiu fazendo uma avaliação, para o Comitê Gestor Municipal, das principais ações que foram realizadas em 2018 e pontuando as ações que serão priorizadas no ano de 2019.

Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos: AD Adelmo Azevedo/BNB

Nenhum comentário:

Postar um comentário