quarta-feira, fevereiro 13, 2019

Igreja do Bonfim, no Sítio Histórico de Olinda, é arrombada e quatro imagens de santos são roubadas


Dias antes da celebração da missa de reabertura, que vai acontecer neste sábado (16), quatro imagens de santos foram roubadas da igreja do Bonfim, no bairro do Carmo, localizado no Sítio Histórico de Olinda, na Região Metropolitana do Recife. O arrombamento foi percebido pela administração do local nesta terça-feira (12).

A igreja foi reinaugurada em outubro do ano passado após ficar seis anos fechada por causa de problemas estruturais, em outubro de 2018. Contudo, o templo se encontrava fechado até a missa de reabertura.

No último dia 2 de fevereiro foi realizada uma limpeza no templo religioso, então acredita-se que o arrombamento e o roubo tenham ocorrido entre esse período, de 2 a 12 de fevereiro. Duas das imagens roubadas ficavam no altar principal do templo. As outras duas estavam na sacristia.

Também foram levados dois refletores e um chuveiro elétrico. Três imagens roubadas foram identificadas como sendo de São Vicente Férrer, Santa Cecília e São Gonçalo do Amarante. A igreja do Bonfim foi construída no ano de 1707.

Por ser um patrimônio histórico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o caso é investigado pela Polícia Federal (PF), através da Delegacia de Combate aos Crimes contra o Meio Ambiente e o Patrimônio Histórico.

A PF informou, por nota, que vai deslocar uma equipe de policiais federais para o local com o objetivo de fazer a perícia com vistas a subsidiar as investigações que estão em andamento. Posteriormente será instaurado inquérito policial por parte da Delegacia de Repressão aos Crimes contra o Meio Ambiente e Patrimônio Histórico.

Por: Folha de PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário