terça-feira, janeiro 22, 2019

Petrolândia: CAPS Nova Mente realiza campanha Janeiro Branco pela saúde mental


É crescente o número de pessoas afetadas por depressão, ansiedade, fobias, pânico e até agressividade e desrespeito, além de casos de suicídio. Isso demonstra que as pessoas precisam começar a cuidar, também, de aspectos mentais e emocionais de sua vida. O CAPS Nova Mente, sediado em Petrolândia, em parceria com o NASF-AB, durante este mês realiza a campanha Janeiro Branco nas repartições públicas e Unidades Básicas de Saúde (UBS), com a finalidade de mobilizar a sociedade para o tema da saúde mental.

Cercado de tabu, a saúde mental ainda é pouco discutido pela sociedade. É preciso compreender o conceito de saúde mental de forma ampliada, como um estado de equilíbrio que proporciona bem-estar ao indivíduo e à sociedade como um todo. Com essa ideia, o Janeiro Branco pretende colocar o tema da saúde mental em máxima evidência e contribuir para que as pessoas reflitam, discutam e atualizem seu conceito sobre o que é a verdadeira saúde mental.

JANEIRO BRANCO - O primeiro mês do ano foi escolhido para a campanha por alguns motivos. O primeiro é que, em janeiro, as pessoas têm a sensação de um novo começo, novos planos e estão mais propensas a adotar um novo estilo de vida. Os criadores da campanha quiseram aproveitar esse clima para que as pessoas comecem o ano pensando também em sua saúde mental. Além disso, muitas pessoas passam pela melancolia de fim de ano, e janeiro é um momento em que muitas pessoas estão fragilizadas. Por isso, sendo esse o momento ideal para buscar ajuda profissional e começar a cuidar da mente.

A cor branca representa o quadro em branco, o papel em branco, no qual escreveremos ou desenharemos uma nova história da saúde mental, sem os tabus e preconceitos que a cercam. A campanha se mostra de extrema importância, não só no âmbito individual, que seria a possibilidade de as pessoas cuidarem de sua saúde mental e seu emocional, mas num sentido mais amplo também, pois o indivíduo está inserido em vários núcleos, como a família, o trabalho e a escola, por exemplo.





Prefeitura Municipal de Petrolândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário