quarta-feira, dezembro 19, 2018

Petrolândia: Mergulhador Samyr Oliveira denuncia descaso com poluição nas ruínas da Igreja submersa



Turismo e meio ambiente devem andar de mãos dadas, inclusive em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, cidade situada às margens do reservatório da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga, em águas do rio São Francisco. Na manhã desta quarta-feira (19), o mergulhador profissional e empreendedor Samyr Oliveira (Bar e Balneário Roça de Samyr) visitou as ruínas da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, no Lago de Itaparica. Em busca de um objeto perdido por um amigo (óculos) no local, o mergulhador encontrou lixo e diversos objetos esquecidos (ver foto acima) pelos frequentadores do mais famoso cartão postal do município. 

De acordo com Samyr, foram encontrados roupas, chaves e até um iPhone no local, junto com latinhas de cerveja jogadas nas ruínas. Lembramos que, há alguns anos, foi lançado um alerta para desestimular a subida na edificação, para segurança dos frequentadores e preservação do prédio como patrimônio histórico. A escalada pode provocar desmoronamentos parciais da estrutura, cuja solidez e segurança para a visitação são desconhecidas, pois, até onde se sabe, nunca foi objeto de vistoria ou perícia, apesar de intensamente frequentada, como principal ponto turístico de Petrolândia.


Preocupado com o descaso com a poluição do maior atrativo turístico de Petrolândia no Lago de Itaparica, Samyr Oliveira pede que os frequentadores tenham "mais consciência" e não deixem lixo no local. O mergulhador ainda antecipa que novos tesouros da cidade submersa devem ser revelados, em breve. 

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos de Samyr Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário