domingo, agosto 12, 2018

Petrolândia de parabéns! Associação Som do Velho Chico recebe certificação de título 'Ponto de Cultura' do Ministério da Cultura

Banda Filarmônica Som do Velho Chico sob a batuta do maestro Deison Bezerra
Certificado do Ministério da Cultura a Associação Som do Velho Chico

O Ministério da Cultura certifica a Associação Som do Velho Chico da cidade de Petrolândia/PE com o título de Ponto de Cultura. A entidade, que tem como presidenta a Srª Alba Renata, tem por finalidade promover e incentivar atividades complementares a educação formal, assim como de caráter artístico e cultural. O maestro da Banda Filarmônica Som do Velho Chico, o Sr. Deison Bezerra diz; “esse reconhecimento é fruto de muitos anos de trabalho e dedicação, o coletivo cultural deu um grande passo e isso nos motiva, mostra que estamos no caminho certo. Esta certificação fortalece a imagem cultural de Petrolândia perante os órgãos Federais e Estaduais, contudo, também estamos abrindo portas e mostrando caminhos alternativos para outros grupos que surgirão no nosso município.”

PONTOS DE CULTURA

É a entidade cultural ou coletivo cultural certificado pelo Ministério da Cultura. É fundamental que o Estado promova uma agenda de diálogos e de participação. Neste sentido os Pontos de Cultura são uma base social capilarizada e com poder de penetração nas comunidades e territórios, em especial nos segmentos sociais mais vulneráveis. Trata-se de uma política cultural que, ao ganhar escala e articulação com programas sociais do governo e de outros ministérios, pode partir da Cultura para fazer a disputa simbólica e econômica na base da sociedade.

Esta base social também se amplia para outros segmentos sociais, alcançando os setores médios, em especial a juventude urbana, periférica, universitária, jovens artistas, novos arranjos econômicos e produtivos, toda uma nova economia que vem sendo inventada e experimentada daqueles que encontram no fazer cultural uma alternativa de trabalho, vida e inserção social.

O Plano Nacional de Cultura - PNC (Lei 12.343/2010) estabelece em seu Plano de Metas o fomento de 15 mil Pontos de Cultura até 2020. Para atingir a meta seria necessário fomentar 1.750 novos Pontos de Cultura por ano até 2020, com um investimento anual de aproximadamente 113 milhões/ano, considerando o valor de 60 mil/ano para cada Ponto de Cultura.

O Blog de Assis Ramalho parabeniza o maestro Deison Bezerra e todos os componentes da Banda Filarmônica Som do Velho Chico pela valiosa e merecida conquista.

Blog de Assis Ramalho
Informação e fotos: Deison Bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário