domingo, julho 01, 2018

109 anos. Parabéns Petrolândia, cidade que amamos!

Uma mistura de paixão

Neste domingo, 1° de julho de 2018, a cidade de Petrolândia, localizada no Sertão de Pernambuco, completa os seus 109 anos de Emancipação Política. O Blog de Assis Ramalho felicita Petrolândia, a cidade que amamos. Veja abaixo um pouco da história de Petrolândia.

A colonização da região começou no século XVIII, quando foram fundadas as fazendas Brejinho da Serra e Brejinho de Fora. Os primeiros núcleos de povoamento surgiram onde havia uma frondosa árvore de jatobá e um bebedouro para o gado. Por causa disso, o povoado ficou conhecido como Bebedouro de Jatobá.

Em 1877, a região recebeu a visita do Imperador D. Pedro II, que ordenou a construção de um cais e de uma ferrovia que ligava economicamente o alto e o baixo São Francisco.

Em 1887, a sede do município de Tacaratu é transferida para o povoado de Jatobá que, mais tarde, seria elevada à categoria de cidade em 1º de julho de 1909. O município recebeu a atual denominação em homenagem ao Imperador D. Pedro II.

A história do município passou por uma enorme transformação nos anos 80 devido à construção da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga (também conhecida como Usina Hidrelétrica de Itaparica), que resultou na inundação da antiga cidade pelo lago de Itaparica e obrigou a transferência dos moradores para a atual cidade em 1988.

O município de Petrolândia vem se tornando nos últimos anos um dos mais importantes da região, inclusive tendo recebido o título de Capital Pernambucana de Coconicultura (produção de coco), no que confere a ementa da Lei Ordinária Nº 571/2011 aprovada Pela Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário