domingo, junho 17, 2018

Vencedores do Prêmio Vasconcelos Sobrinho recebem troféu da CPRH

No Mês do Meio Ambiente, personalidades, empresas e instituições que realizaram projetos de destaque são homenageados com o Prêmio (Foto: Arquivo CPRH)

Uma solenidade onde a importância da preservação ambiental e o legado do ambientalista pernambucano João Vasconcelos Sobrinho, quase trinta anos depois de sua morte, foram destacados em vários momentos marcaram, nesta sexta-feira (15), a entrega do Prêmio Vasconcelos Sobrinho 2018 a personalidades, instituições, empresas e organizações sociais que desenvolveram projetos de destaque na área. Em sua 29ª edição, a premiação da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) contemplou dez categorias.

Todas as iniciativas premiadas foram exibidas em uma apresentação e serão detalhadas nas mídias sociais da Agência. São elas: um programa que realiza coleta seletiva de óleo de fritura em 47 municípios do Estado, além de Fernando de Noronha; um projeto de tratamento e reuso de água como biofertilizante para irrigação de um estádio de futebol; uma equipe de Educação Ambiental que conscientiza e trabalha no combate ao tráfico de animais silvestres; uma Patrulha Ambiental Itinerante que atua no Araripe; um líder que motiva escoteiros mirins a proteger a natureza ; o desenvolvimento de uma solução de biodetergente para correta remoção de resíduos (óleo e graxa) em ambientes industriais; um programa de recuperação da biodiversidade realizado por uma indústria automobilística; um trabalho de educação com uma horta escolar; uma série de fotografias de um projeto na caatinga; e uma plataforma de notícias ambientais na área de Aldeia.

“Este é um reconhecimento importante que fazemos. Todos precisam entender que o nosso meio ambiente precisa ser preservado. A gente tem que pensar no futuro. E pensar no futuro é pensar no hoje”, afirmou o presidente da CPRH, Eduardo Elvino, ao abrir a solenidade, no auditório do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-PE), na Ilha do Leite. O secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Carlos André Cavalcanti, reforçou o entendimento e destacou toda a história de Vasconcelos Sobrinho, citando pesquisas, trabalhos científicos e inúmeras realizações do ambientalista pernambucano, com sua história ligada à criação de instituições como a Universidade Federal Rural de Pernambuco, Jardim Botânico do Recife e Horto de Dois Irmãos, entre outras. “Foi o primeiro a alertar sobre a desertificação”, destacou.

A entrega do Prêmio Vasconcelos Sobrinho também teve homenagens da CPRH a parceiros e voluntários do órgão ambienta, agraciados com o Certificado Amigo (a) do Meio Ambiente.

OS PREMIADOS POR CATEGORIA

Bem-Estar Animal

- André Luiz Maia - Projeto Trilogiabio

Destaque Empresarial
- ASA Indústria e Comércio – Programa Mundo Limpo Vida Melhor

Destaque Municipal
- Prefeitura de Afogados da Ingazeira - Projeto Estádio Sustentável

Imprensa
- Tatiana Marques Portela (PorAqui Aldeia) - Projeto Divulgação de notícias de cunho ambiental

Iniciativa Comunitária
- Patrulha Ambiental Itinerante Regional do Araripe - Marquel Jacob Pereira

Inovação Tecnológica
- Instituto Avançado de Tecnologia e Inovação – (IATI) – Projeto Solução de Biodetergente Inovadora e Ambientalmente Correta para Remoção de Resíduos de Petroderivados Gerados em Ambientes Industriais e Oficinas

Meio Ambiente Na Lente (fotografia)
- Pedro de Assis de Oliveira - Flora apícola da Caatinga

Personalidade do Meio Ambiente
- Renato César Medeiros de Amorim ( Chefe de escoteiros Renato)

Projetos e Práticas Educacionais Ensino Fundamental I, II e Médio
- Lurdinalva Pedrosa Monteiro, com o Projeto Horta na Escola: Praticando a Interdisciplinaridade e Desenvolvendo a Sustentabilidade

Responsabilidade Ambiental
- FCA - Jeep - Programa de Biodiversidade

Núcleo de Comunicação Social e Educação Ambiental - NCSEA
Agência Estadual de Meio Ambiente - CPRH

Nenhum comentário:

Postar um comentário