quinta-feira, maio 03, 2018

Petrolândia/Jatobá: Cantor Gean Ramos fala de sua carreira e de seu novo trabalho em entrevista na Web Rádio Petrolândia




O cantor e compositor Gean Ramos foi entrevistado ao vivo nesta quinta-feira (03), pelo radialista e blogueiro Assis Ramalho, no 'Acordando com as Notícias', programa transmitido pela Web Rádio Petrolândia.

Por quase duas horas, o cantor Pankararu apresentou e cantou suas novas composições para os ouvintes, que fizeram perguntas por meio de WhatsApp (veja vídeos abaixo).

Na entrevista pautada por música, entre outros assuntos tratados, Gean Ramos falou sobre sua carreira, sua formação musical, sua batalha para se firmar no meio musical e o reencontro com a cultura Pankararu, que permeia sua música. O compositor criticou a falta de apoio dos governantes à cultura local, em detrimento de artistas de fora e comentou sua vitoriosa participação na Exposamba de 2013 e 2017. Em 2013 Gean recebeu o maior prêmio no Festival São Paulo Exposamba. O feito foi repetido em 2017, se tornando o único cantor brasileiro a ganhar o prêmio por duas vezes.

Gean disse está buscando patrocínio para uma viagem ao Canadá onde no dia 18 deste mês estará recebendo importante prêmio. No início deste ano, Gean Ramos recebeu a grata notícia de que o CD da sua autoria, intitulado INVERSÕES, foi indicado para o INDIGENOUS MUSIC AWARDS, o principal prêmio do mundo, reconhecendo as realizações de artistas indígenas e profissionais da indústria musical de todo mundo.

Na entrevista o cantor Pankararu diz acreditar que as prefeituras da região - Jatobá, Tacaratu e Petrolândia - vão colaborar para a viagem.

Gean diz que o prêmio não é somente uma conquista individual, mas também, um marco coletivo para as cidades de Jatobá, Tacaratu e Petrolândia - que juntas sediam as terras do povo Pankararu - e que serão internacionalmente conhecidas e elevadas pela força da música e da nossa cultura da região. A premiação ocorrerá no dia 18 de maio de 2018, e será realizada na cidade de Winnipeg, Manitoba, no Canadá.

Filho do povo Pankararu de Jatobá, Gean Ramos tem 14 anos de carreira. Aos oito anos de idade aprendeu a dar os seus primeiros acordes no violão. Em 1998 acreditou em seu dom e foi embora para Brasília. Em 2001, para Florianópolis onde gravou seu primeiro LP com músicas autorais. Em seguida foi para Rio de Janeiro e retornou ao nordeste, e entre 2004 e 2007 gravou seu primeiro CD‘’Por um Segundo’’, passando a divulgar este trabalho a bordo de um transatlântico internacional.

Em 2008, realiza o lançamento do seu disco em São Paulo, tendo as canções "Filho de Pankararu" e "Cartão Postal de Pankararu" na trilha do documentário "Do São Francisco ao Pinheiros" desenvolvido pela USP (Universidade de São Paulo). Apresentou-se no ‘’Explorer South África’'e divulgou suas músicas em rádios e programas de televisão de todo o país. Entre 2010 e 2011, participou como atração de Festivais pelo nordeste e realizou também o encerramento da II Conferência Nacional de Cultura em Brasília. Em dezembro de 2011 gravou e em 2012 lançou o álbum ‘’Trajetória’’ onde fez um registro de sua obra em um DVD gravado ao vivo e circulou com shows pelo Brasil.

Em 2013 sua música Joanas, Marias, Terezas (Saia florida) foi selecionada para o SÃO PAULO EXPOSAMBA, conquistando dois prêmios. Em 2014 se apresentou em mais uma temporada a bordo e se preparou para um novo trabalho que foi gravado em São Paulo.

Na entrevista desta manhã - na Web Rádio Petrolândia - Gean Ramos disse que continua fazendo shows pelo Brasil, mas fixou residência na sua região - Jatobá - para ficar próximo de sua mãe.

Entre outros assuntos, Gean Ramos ainda falou do seu novo trabalho que será lançado no 1º Forró das Mães no próximo dia 12, no Clube Recreativo de Itaparica.

Primeira parte da entrevista

Segunda parte da entrevista

Redação do Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário