quarta-feira, abril 25, 2018

Universitário convence pai e entrega jabutis para reabilitação no Cetas Tangara

Animais estavam sendo criados no bairro do Fragoso, em Olinda, e agora serão preparados para voltar à natureza (Foto: Arquivo CPRH)

Dois jabutis, um macho e uma fêmea, foram entregues à Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) na tarde de segunda-feira (23) pelo universitário Tuan Guedes, 27 anos. Eles estavam recebendo os cuidados de sua família há dois meses, no bairro de Fragoso, Olinda, mas o rapaz convenceu o pai a fazer a chamada entrega voluntária ao órgão ambiental, para que os jabutis passem por reabilitação no Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangara) e, depois, sejam devolvidos à natureza.

Tuan contou que os jabutis (Geochelone carbonaria) foram dados ao seu pai e que o mesmo não sabia que se tratavam de animais silvestres. Desde então, o jovem tentava convencê-lo a fazer a entrega dos répteis. O macho vivia em um prédio, onde seu pai foi realizar um trabalho, e uma moradora decidiu se desfazer do animal. O pai de Tuan levou o jabuti para casa e começou a cuidar do animal. Já a fêmea foi doada por uma vizinha.

Os jabutis já estão na fase adulta e, logo após a entrega, foram encaminhados ao Cetas Tangara, da CPRH, que fica no Bairro de Guabiraba, Zona Norte do Recife. Eles passarão por um período de reabilitação, antes de serem soltos em uma das áreas de mata monitoradas pelo órgão ambiental para atividades de soltura e monitoramento.

Núcleo de Comunicação Social e Educação Ambiental - NCSEA
Agência Estadual de Meio Ambiente - CPRH

Nenhum comentário:

Postar um comentário