segunda-feira, abril 23, 2018

Petrolândia: Povo Pankararu celebra Dia do Índio com atividades esportivas e culturais na Aldeia Angico


A Prefeitura de Petrolândia, por meio da Secretaria Especial Indígena, juntamente com parceiros, promoveu no dia 19 de abril as comemorações do Dia do Índio, na Aldeia Angico, a mais nova Aldeia Pankararu em Petrolândia, localizada próximo ao Sítio Umbuzeirão, às margens do rio São Francisco.

O evento esportivo e cultural contou com participação de alunos da Escola Indígena Princesa Isabel, situada em terras demarcadas do Povo Pankararu Entre-Serras e teve como objetivo celebrar o dia 19 de abril com reflexões sobre os antepassados, conquistas e direitos dos indígenas e, em especial, da Etnia Pankararu.

"Mas, também, passamos um dia diferente, praticando esportes coletivos, tradicionais, como arco e flecha, arremesso de peso, cabo de guerra, futebol. Além disso, teve o lazer, com banho no rio São Francisco. Foi um dia especial, muito bom", afirma o secretário.

O secretário ainda agradeceu aos parceiros e amigos que estavam no evento e à direção e alunos da Escola Indígena Princesa Isabel, e à liderança Pankararu Dinho, anfitrião do evento. Agradecimentos também pelas presenças do Cacique Marcelo, da ONG Repensar, da Casa das Juventudes de Petrolândia, de Cássia Quilombola, de Daiane, de Rosivaldo Castor e equipe de Esportes da Prefeitura.

"Foi um dia bom, um dia importante pra gente refletir sobre nossas lutas, nossas causas, nossas, nossos direitos na Constituição de 88", finalizou Ubirajara.

Veja fotos aqui>Dia do Índio - Aldeia Angico Pankararu

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Petrolândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário