terça-feira, janeiro 09, 2018

Ventos de cerca de 60 km/h derrubam placas, árvores e postes em Toritama, PE


Vórtice ciclônico de altos níveis provocou fenômeno no Agreste de Pernambuco, diz Apac (Foto: Reprodução/WhatsApp TV Asa Branca

Fortes ventos derrubaram placas, árvores e postes na segunda-feira (8) em Toritama, no Agreste. De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), estima-se que a intensidade dos ventos tenha sido de 60 km/h.

"O que provocou os fortes ventos e a chuva rápida foi um fenômeno chamado vórtice ciclônico de altos níveis, que vem da região Centro-Oeste para o Norte-Nordeste. Isso é comum para a região e para este período do ano", conforme informou ao G1 o meteorologista Thiago do Vale.

Thiago também esclareceu que este fenômeno permite que a umidade da superfície se eleve e provoque ventos fortes. "No caso de Toritama, a umidade subiu e desceu de forma rápida, por isso a intensidade foi tão grande. Mas a ocorrência foi de forma bem localizada. Não aconteceu em municípios vizinhos, por exemplo", detalhou.

A chuva durou cerca de 30 minutos no município. Durante este tempo, choveu 20 milímetros, segundo a Apac. De acordo com a prefeitura, ainda houve queda rápida de energia. No total, caíram dois postes, duas árvores e duas placas.

G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário