sábado, janeiro 13, 2018

CPRH promoverá ação ambiental na Buscada de São Gonçalo do Amarante


Agentes ambientais acompanharão todo o percurso da Buscada, neste domingo (14), conscientizando participantes sobre a importância do descarte correto do lixo (Foto: Arquivo CPRH/Ação em 2017)

Pelo quinto ano consecutivo, a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) participará, neste domingo (14), da 157ª Buscada de São Gonçalo do Amarante, importante evento religioso da Região Metropolitana Norte do Estado. Mais uma vez, será desenvolvida uma ação de Educação Ambiental, conscientizando os participantes sobre a importância de preservação do meio ambiente, especialmente do Canal de Santa Cruz, importante estoque pesqueiro do Estado de Pernambuco.

A atividade será feita por agentes ambientais da Área de Proteção Ambiental (APA) de Santa Cruz, Unidade de Conservação sediada em Itamaracá, em parceria com a Prefeitura de Itapissuma. A gestão municipal providenciou sacos plásticos para descarte correto do lixo com a Associação de Recicladores Padre Sevat e com a Paróquia de São Gonçalo do Amarante, histórica Igreja do Século XVII. Como nos anos anteriores, a equipe da APA vai participar de todo o evento, do início da manhã ao final da tarde.


Panfletos serão distribuídos aos participantes, alertando que o plano de manejo de APA proíbe o lançamento de lixo sólido e de líquidos sem tratamento nas águas ou mangues do Canal de Santa Cruz. Nas embarcações em que isso não seja observado, os condutores (barqueiros) podem ser responsabilizados por crime ambiental. “Nossa intenção não é autuar, mas conscientizar, mostrar o valor da conservação. E notamos que há uma melhora significativa, ano a ano”, disse Adeilton Vidal, da APA de Santa Cruz.

Conhecida como a “Terra da caldeirada e da Buscada de São Gonçalo”, Itapissuma terá, este ano, a participação de mais de 180 embarcações na tradicional Buscada, cadastradas pela Capitania dos Portos.

Núcleo de Comunicação Social e Educação Ambiental - NCSEA
Agência Estadual de Meio Ambiente - CPRH

Nenhum comentário:

Postar um comentário