sábado, dezembro 16, 2017

Vencedores do Vasconcelos Sobrinho recebem premiação da CPRH


Em solenidade no auditório do Sinduscon, órgão ambiental entregou troféu aos ganhadores das oito categorias (Foto: Divulgação/CPRH)

Projetos educacionais desenvolvidos no Araripe e no Agreste Setentrional; um plano de recuperação para o Rio Camutanga; a experiência de uma escola ambiental do Agreste Meridional; um projeto de reuso de efluentes de uma importante indústria de baterias; a ação de uma pesquisadora da caatinga; um projeto empresarial desenvolvido na APA Aldeia-Beberibe, e uma reportagem sobre cemitérios do Grande Recife com a temática ambiental. São esses os trabalhos que renderam aos seus autores, em oito categorias, o Prêmio Vasconcelos Sobrinho 2017, entregue em prestigiada solenidade, na tarde de quarta-feira (13), pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH).

Em rápido discurso na abertura do evento, realizado no auditório do Sindicato da Construção Ciuvil (Sinduscon), o presidente da CPRH, Eduardo Elvino, destacou os avanços do órgão ambiental, agradeceu o compromisso dos servidores e as parcerias desenvolvidas com órgãos como a Cipoma e o Ministério Público, e citou alguns avanços conquistados pela gestão: a desburocratização – possibilitando maior rapidez nos processos de licenciamento ambiental –, o trabalho pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangara), que já acolheu e reabilitou mais de 7.500 animais silvestres este ano, e o investimento conseguido com recursos da compensação ambiental – mais de 100 milhões, entre outros.


Junto com o secretário de Meio Ambiente, Sérgio Xavier, e dos diretores da Agência, Elvino parabenizou os vencedores do prêmio – que lembra o importante legado do ambientalista pernambucano João Vasconcelos Sobrinho (1908-1989). “Vasconcelos Sobrinho já falava de sustentabilidade quando ninguém sabia o que era isso. Ele sabia que o meio ambiente tem a ver com tudo, inclusive com a economia”, destacou Sérgio Xavier.

PARCERIAS - A CPRH também aproveitou o evento para lembrar a ação de importantes parceiros na luta pelo meio ambiente. Quatro deles foram homenageados com o Certificado de Amigo do Meio Ambiente - além de voluntários que ajudaram no resgate de animais. silvestres. Um dos parceiros homenageados, o síndico do Condomínio Haras de Aldeia, Roberto Alencar, fez questão de registrar, no evento, a parceria com o Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangara),e chamou para dividir o momento com ele os biólogos Yuri Valença e Cinthia Lima, e a veterinária Tatiana Clericuzi, que atuam no Cetas e na Agência.

Os outros parceiros homenageados foram o tenente-coronel Adilson Gomes, comandante da Cipoma (representado no ato por um auxiliar da Companhia); o promotor André Felipe, coordenador do CAOP Meio Ambiente, do Ministério Público de Pernambuco, e o prefeito de Bonito, no Agreste, Gustavo Adoifo, que vem atuando em parcerias importantes na área ambiental, inclusive com convênio entabulado envolvendo o Parque Natural Matas do Mucuri-Hymalaia.

Confira a relação dos projetos vencedores este ano. A partir da próxima segunda (18), pelo seu Facebook, a CPRH divulgará postagens com detalhamento deles.

OS PREMIADOS NO VASCONCELOS SOBRINHO 2017 POR CATEGORIA

Projetos e Práticas do Ensino Superior
-Projeto Fragmentação Florestal no Sertão do Araripe de Pernambuco – Desenvolvido na Faciagra – Faculdade de Ciências Agrárias de Araripina

Projetos e Práticas do Ensino Fundamental I, II e Médio
- Projeto Transformando Resíduos Orgânicos em um super adubo líquido formando npk na escola – EREM Coronel João Francisco, em São Vicente Ferrer

Destaque Empresarial
- Projeto Responsabilidade na APA Aldeia-Beberibe – Empresa Ultramega Hospitalar

Destaque Municipal
- Escola Ambiental de Lajedo: uma nova perspectiva no ensino de educação ambiental

Imprensa
- Reportagem “Da morte ao descaso”, de Tatiana Notaro, - Folha de Pernambuco

Iniciativa Comunitária
- Projeto Recuperação do Rio Camutanga gerando melhor convivência do homem no campo: vida, água e meio ambiente – desenvolvido pela Associação Plantas do Nordeste

Personalidade do Meio Ambiente
- Serliete de Carvalho Mendes Schneider (inscrição feita por Maria Francisca de Souza Alves), pelo trabalho dedicado ao bioma caatinga

Responsabilidade Ambiental
- Projeto Reuso de Efluentes – Baterias Moura

Núcleo de Comunicação Social e Educação Ambiental - NCSEA
Agência Estadual de Meio Ambiente - CPRH

Nenhum comentário:

Postar um comentário