terça-feira, dezembro 26, 2017

Petrolândia: Prefeita e superintendente do Incra reúnem-se com piscicultores do Icó-Mandantes


Na semana passada, Janielma Souza e Bruno Medrado participaram de reuniões e visitas no Distrito Icó-Mandantes e Assentamentos (Foto: Divulgação/Prefeitura de Petrolândia)



A Prefeita de Petrolândia, Janielma Souza (PSB), e o Superintendente Regional do INCRA, Bruno Medrado, acompanhados pelo engenheiro Ivo Mendonça, do IPA, e pelo vereador Sílvio Rogério, reuniram-se na semana passada com aproximadamente de 50 moradores da Agrovila 01 do Bloco 03 e adjacências, no Distrito Icó-Mandantes, com o objetivo de discutir a proposta de implantação do Assentamento Aquícola Caititu, no Lago de Itaparica.

Segundo o secretário Rogério Viana, "a necessidade de fazer a melhor distribuição do potencial aquícola do Lago de Itaparica com ênfase na justiça social, desenvolvimento rural sustentável, aumento da produção do pescado e a inclusão produtiva do pequeno trabalhador rural, levou o Município de Petrolândia a defender a inserção do INCRA nesse importante arranjo produtivo. O cultivo de tilápias em Petrolândia, apesar de ter sido iniciada em idos de 2004, já é uma atividade consolidada e, segundo dados ainda não oficializados da EMBRAPA/ PRORURAL, o município é o 3º no ranking nacional. Apesar de estar utilizando apenas cerca de 10% do seu potencial produtivo, tem esbarrado em duas dificuldades básicas para a expansão: a) terras nas margens da água e b) a insuficiência de crédito que permita a integração do produtor familiar sem renda ou de baixa renda na atividade".

"O INCRA tem a condição de reduzir essas dificuldades e ainda trazer outros benefícios como moradias, legalidade das terras e ajudas básicas até que o assentamento seja auto-sustentável. A parceria da Prefeitura com o PRORURAL, IPA, Banco Mundial e Codevasf ajudou os atuais piscicultores a chegarem num patamar sócio-econômico confortável. Com o INCRA entrando na parceria, certamente teremos condições de gerar centenas de oportunidades de trabalho e renda", ressaltou o secretário Rogério Viana, atual responsável pelas ações do município em prol do desenvolvimento econômico e agrário.

"São várias as experiências exitosas das associações de piscicultura, onde alguns associados trabalhando em média 12 dias por mês, chegam a ter uma renda individual que varia de R$ 1.000,00 a R$ 2.000,00", estima o vereador Silvio Rogério. Vale destacar que missões governamentais do Vietnã e da Indonésia estiveram em Petrolândia estudando esse caso de sucesso.

Por sua vez, em sua fala, o superintendente regional Bruno Medrado destacou que “o novo INCRA” tem o desafio de fazer com que os assentamentos existentes sejam produtivos e os assentados sejam proprietários e produtores rurais. Ele agradeceu o convite da Prefeita e de sua equipe, afirmou enxergar na piscicultura oportunidades tanto para os assentamentos existentes, quanto para os futuros estarem garantindo a sustentabilidade. Em relação à proposta de criação do Assentamento Aquícola Caititu, afirmou ver com bons olhos e que, já em fevereiro do próximo ano, serão cadastradas as famílias para o estudo de viabilidade e início dos trâmites legais.

No encerramento da reunião, a prefeita Janielma fez uma retrospectiva do desenvolvimento da piscicultura em Petrolândia, dos obstáculos, das dificuldades e dos avanços. “Os pioneiros tiveram que abrir os caminhos com foices, mas hoje muito se avançou, e os novos empreendedores já têm uma estrada aberta. Temos uma equipe técnica experiente, uma cooperativa atuante, criada por associações de Petrolândia e de Jatobá, estamos na expectativa de, em breve, termos uma unidade de beneficiamento do pescado que vai agregar valor à produção. Importante dizer que todas as associações de Petrolândia são legalizadas e estão com suas outorgas, alvarás e licenças em dias, e esse exemplo deve ser seguido pelas demais. Respeitar o rio e o meio ambiente são condições essenciais para quem pretende investir na atividade. Rogério (Viana), justiça seja feita, essa ideia dos assentamentos aquícolas foi sua. O deputado federal Augusto Coutinho achou tão genial que, de imediato, garantiu uma emenda parlamentar como contrapartida para a unidade de beneficiamento do pescado. Bruno (Medrado), obrigada por estar aqui sendo parceiro e assumindo compromissos com os nossos produtores", declarou a prefeita.

Os trabalhos tiveram continuidade com a vista do local onde se pretende implantar o Assentamento Aquícola Caititu e reunião com lideranças dos assentamentos Lago Azul, Miguel Arraes e Januário Moreira, na qual vários investimentos na infraestrutura e fomentos foram discutidos. No final, foram identificados 6 grupos interessados em trabalhar com a piscicultura.

Ver fotos>Prefeita de Petrolândia e Superintendente do INCRA no Distrito Icó-Mandantes

Blog de Assis Ramalho
Informações da Prefeitura de Petrolândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário