quinta-feira, dezembro 06, 2012

Petrolândia recebe visita de comitiva do Vietnã em projetos de piscicultura

José Aldo (Gerente geral do ProRural) e Dao Guang Thu (Ministro do Planejamento e investimento do Vietnã). Fotos: Assis Ramalho

Edward Bresnyan (representante do Banco Mundial) após saborear peixa assado e buchada de peixe
na A.A.S.F no Largo do Papagaio.




Assis Ramalho e Le Tung Son (membro da Embaixada da República Socialista do Vietnã no Brasil) 

A piscicultura em Petrolândia, desenvolvida por associações de pequenos produtores, tem se destacado por sua importância social na geração de emprego e renda. O sucesso dos empreendimentos, que tem como característica principal a gestão coletiva da produção, tem atraído a atenção de diversos setores. Tanto que, nesta quarta-feira (05), três das oitos associações de piscicultura em Petrolândia foram visitadas por uma comitiva do governo do Vietnã.

O objetivo da visita foi conhecer o novo projeto Pernambuco Rural Sustentável e oportunizar a troca de experiências. Conduzido pela Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, por meio do ProRural, o projeto é resultado de acordo de empréstimo do Governo de Pernambuco com o Banco Mundial, para melhoria de vida da população rural do Estado. Os visitantes ficaram bastante impressionados e dispostos a tentar repetir esse caso de sucesso no seu país.

A comitiva composta por 17 membros do Governo vietnamita, contou com a presença do vice-ministro de Planejamento e Investimento, Dao Quang Thu,  Le Tung Son, componente da Embaixada da República Socialista do Vietnã, e do representante do Banco Mundial, Edward Bresnyan. 

A delegação vietnamita foi recepcionada e acompanhada em Petrolândia pelo gerente geral do ProRural, José Aldo, Anastácia Brandão, gerente de Produção e Renda do ProRural, Rita Guilherme, gerente de Apoio Técnico do ProRural, Kleiton Lima, Engenheiro de Pesca do ProRural na área da região de Itaparica, Ivo Mendonça, Engenheiro de Pesca do IPA e Jacilene Fernandes, Assistente Social da Prefeitura Municipal de Petrolândia. Atendendo convite a reportagem do Blog de Assis Ramalho acompanhou a visita da delegação aos empreendimentos de Petrolândia.

Tendo como objetivo principal conhecer, no Sertão de Itaparica, os projetos de piscicultura em tanques-Rede, o roteiro da comitiva começou na manhã, com visita a associação no Largo do Papagaio. Lá foram visitadas duas associações de pescadores de Petrolândia. A primeira visita aconteceu na Associação Agropesque São Francisco (A.A.S F). Em seguida, foi visitada a Associação Pequenos Criadores de Peixes (A.P.C.P). As duas associações do Largo do Papagaio funcionam com doze sócios cada uma. Houve troca de experiências dos integrantes das Associações com a delegação do Vietnã. Todos fizeram perguntas tendo como intérprete o representante do Banco Mundial, Edward Bresnyan, e Le Tung Son, da Embaixada da República Socialista do Vietnã.

Em conversa com a reportagem do Blog de Assis Ramalho, José Aldo, gerente geral do ProRural falou da importância da visita dos vietnamitas, do intercâmbio entre outros países e dos trabalhos do governo do estado e municípios.

"Esse intercâmbio com outros países é fundamental porque Pernambuco foi um dos primeiros Estados a construir com bancos um novo formato de projeto que é o Pernambuco Rural Sustentável. Essa visita acontece porque os vietnamitas também estão trabalhando com essa perspectiva de bancos. E essa integração dos povos ajuda a gente a perceber o que Pernambuco está desenvolvendo. É uma proposta para o povo pernambucano e uma proposta que também termina dialogando com outros países. É fundamental a gente dizer que, hoje, todo esse trabalho a gente percebe o quanto ele desenvolve de uma forma melhor para os beneficiários. Também é fundamental as articulações de parcerias entre governo federal, governo do estado e municípios. Eu quero deixar aqui o meu agradecimento à prefeitura de Petrolândia por está junto conosco nestas construções e realizações", disse Aldo.

O almoço foi no Largo do Papagaio, no Bar e Restaurante A.P.C.P. Lazer. Além de peixe assado na brasa, foi servida buchada de peixe, prato que conquistou a delegação, que vamos falar com mais detalhes em outra matéria.

Após o almoço e breve descanso, a delegação se dividiu. Um grupo seguiu para Jatobá, a fim de visitar empreendimento de piscicultura conduzido apenas por mulheres. São 20 tanques-rede gerando trabalho e renda para 13 famílias. 

O outro grupo visitou a Associação dos Criadores de Peixes da Serra (ACPS), localizada no Sítio Brejinho da Serra, em Petrolândia. A Associação A.C.P.S, a exemplo das demais, também funciona com doze sócios. Lá também houve uma reunião entre os produtores e os visitantes, como ocorreu no Largo do Papagaio.

A reportagem do Blog de Assis Ramalho conversou com Zacarias, sócio fundador da associação do Brejinho da Serra, que falou com otimismo dos trabalhos executados na A.C.P.S. 

"No início foi muito difícil. Foi difícil até mesmo para encontrar as doze pessoas para formar a nossa associação. Mas depois de muito trabalho, de muita luta, hoje a nossa associação produz uma média de 130 toneladas de peixe por ano. Começamos com 30 tanques, hoje temos 40 e a nossa meta e chegar a ter 70 tanques em breve, se Deus quiser", afirmou Zacarias. 

Zacarias informou que atualmente cada sócio ganha em média R$ 700 mensais, mas a meta é que no futuro essa renda chegue a dois salários mínimos por mês. Zacarias também falou do lado financeiro da associação.

"Hoje a nossa associação tem dinheiro em caixa e, no final do mês, quando sobra dinheiro, a gente sempre investe em nossos equipamentos", disse Zacarias, satisfeito.

Após visitar o projeto de piscicultura no Brejinho da Serra, a comitiva vietnamita voltou para Petrolândia, interessada em conhecer o trabalho de artesanato feito com couro de tilápia, realizado pela Associação Café com Arte. Os visitantes foram atendidos por Fátima Belém, na sede da Café com Arte, e ficaram encantados com os produtos artesanais(mostraremos mais detalhes desta visita em uma outra matéria). 

Para ver o álbum com fotos da visitas às associações de Petrolândia, clique no atalho abaixo:

Da redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário