quarta-feira, dezembro 06, 2017

Petrolândia: No meio do caminho tinha lixo, tinha esgoto no meio do caminho


Fotos: Lúcia Xavier





Primeiramente, pedimos desculpas à memória de Drummond (1902-1987) pela ousadia de parafrasear seu poema para dar título a esta postagem, em uma tentativa de tornar menos desagradável o tema e suas imagens, em fotos tiradas na tarde do último domingo (03). A área urbana de Petrolândia, cidade situada às margens do Lago de Itaparica, no Sertão de Pernambuco, tem quase 100% das ruas pavimentadas, rede de esgoto e coleta de lixo realizada com regularidade. Mas, a limpeza urbana continua com pontos críticos e, de vez em quando, surgem estouramentos de esgotos que então começam a correr a céu aberto, por ruas e avenidas.

Os monturos criados por moradores em diversas quadras de Petrolândia foram exaustivamente tratados neste Blog, em seus 6 anos de atuação. Os estouramentos de esgotos também, porém, um local da cidade sempre se destacou como ponto para descarte irregular de lixo e, há muitos meses, juntou-se a isso um esgoto a céu aberto. Trata-se do trecho da Avenida Lídia Aragão, desde próximo à entrada da Vila Dr. Francisco Simões de Lima até a esquina com a Avenida Prefeito José Gomes de Avelar.

Além do lixo jogado às pilhas na calçada, por trás das ruínas da abandonada sede do Clube Lítero-Recreativo de Petrolândia, e no matagal que cobre o outro lado da rua, a água suja e malcheirosa que escorre ao longo da avenida incomoda moradores da área e todos que são obrigados a passar por ali. Várias tampas dos bueiros foram quebradas e algumas até levantadas para ali ser jogado o lixo sólido. Espera-se que, pelo menos, seja uma rede que alimenta a lagoa de contenção, em vez de uma das galerias pluviais que jogam as águas sem tratamento para o Lago de Itaparica.

O trecho citado, cada dia mais feio, sujo e fedido, não é um canto qualquer. É um cartão de visitas da cidade, uma das passagens - e paisagens - à vista de quem pretende visitar o Mirante da Serrota, ponto turístico do município que, na sexta-feira da próxima semana, dia 15, vai sediar o Fórum Social em Defesa das Águas e do Rio São Francisco. O público do evento é estimado pela prefeitura em cerca de 5 mil visitantes que vão participar de ação na Orla Fluvial e depois reunir-se na Casa de Show Velho Chico. Será que a cidade estará limpa para receber os convidados?

Ver mais fotos abaixo






Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário