domingo, outubro 01, 2017

Petrolândia: Oscilação de potência na energia elétrica preocupa moradores

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A oscilação da potência de energia elétrica na área urbana de Petrolândia, iniciada há alguns dias, intensificou-se neste domingo (1º). Equipamentos elétricos e postes de iluminação pública mostram que alguma coisa, que já estava errada, piorou. O medo dos moradores é que a energia simplesmente acabe e tenha-se que dormir, nesta noite quente, sem ventilador nem ar condicionado. O perigo maior, no entanto, é para os equipamentos elétricos expostos à oscilação. 

Em artigo, o diretor geral da Trane Brasil, engenheiro mecânico Manoel Gameiro, firma que "a oscilação de potência é mais perigosa para os equipamentos eletroeletrônicos do que um blecaute, uma vez que durante um blecaute a energia simplesmente acaba, enquanto que no curso de uma oscilação os aparelhos continuam recebendo energia, mas a níveis reduzidos, e passam a funcionar mal ao invés de desligar".

Segundo ele, "as oscilações de potência ocorrem quando a energia elétrica das concessionárias é reduzida, em geral no fim da tarde de um dia quente de verão ou durante tempestades. Podem ser planejados ou não. Nas oscilações de potência planejadas, uma concessionária reduz o consumo de energia temporariamente em horários de pico de demanda. Estas flutuações não costumam ser prejudiciais, tendo em vista que a maior parte das tecnologias e dos equipamentos existentes é projetada para lidar com este tipo de redução. Já as oscilações de potência não planejadas são mais complexas porque, de repente, a voltagem cai muito. Os aparelhos tentam funcionar normalmente, mas não conseguem, e podem sofrer danos".

O engenheiro mecânico orienta sobre o que fazer durante e após as oscilações de potência da rede de eletricidade.

Durante as Oscilações de Potência

Quando uma flutuação de potência acontecer – usualmente é percebida porque as luzes ficam fracas ou piscam –, entre em contato com a concessionária para comunicar o incidente.

Em seguida, desligue as luzes e todos os aparelhos, exceto os que forem absolutamente necessários. Deixe uma luz ligada para poder saber quando o fornecimento de energia foi normalizado. Desligue computadores que não estão usando no-breaks e adie para depois da oscilação no fornecimento de energia os trabalhos que dependem da eletricidade. Desconecte os aparelhos da tomada elétrica para ajudar a protegê-los contra reduções ou picos de energia que podem ocorrer após a flutuação de potência. Desligue aparelhos de ar condicionado, a não ser que eles sejam indispensáveis por motivo de saúde. Se possível, desligue o disjuntor para interromper a condução de eletricidade.

Após as Oscilações de Potência

É importante continuar a conservar energia depois de uma flutuação de potência, pois pode haver novas reduções de voltagem. É recomendável que as fontes de eletricidade sejam religadas uma de cada vez com intervalos de alguns minutos entre elas. Nunca ligue todas as fontes de eletricidade dentro de um período de apenas 15 minutos.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fonte: AEC Web 
https://www.aecweb.com.br/cont/a/como-se-prevenir-contra-oscilacoes-do-fornecimento-de-energia_3125

Nenhum comentário:

Postar um comentário