quinta-feira, setembro 07, 2017

Petrolândia: Desfile Cívico de 7 de setembro tem como tema Meio Ambiente e Cidadania


Fotos: Assis Ramalho /Blog AR








Foi realizado na tarde desta quinta-feira (07), o desfile cívico em Petrolândia. O ponto de partida foi na Avenida Auspício Valgueiro Barros, em frente ao Atacado Sanfrancisco, entre as Quadras 09 e 12, com dispersão em frente à Prefeitura, na Avenida dos Três Poderes, no centro da cidade. O desfile deste ano abordou a relação cidadã do homem com o meio ambiente, em busca da sustentabilidade. Coerente ao tema do desfile, em vários pelotões bicicletas substituíram os automóveis e objetos feitos com materiais reciclados deram o toque de sustentabilidade ao desfile.

A prefeita Janielma assistiu ao desfile acompanhada das filhas e filho e do marido Dr. Marcos, no palanque reservado às autoridades. Em torno do palanque, no ponto de encerramento do desfile, era grande a concentração de pessoas que compareceram para prestigiar o belíssimo evento cívico.

Parabéns à Secretaria Municipal de Educação e a todas as escolas envolvidas, que foram criativos e conseguiram fazer muito com pouco. Felicitações também às entidades civis e militares que abrilhantaram o evento com sua participação.

O Cerimonial do evento foi realizado por Laíze Siqueira Silva e Poliana Martins Oliveira Sá


Resumo do Desfile Cívico de Petrolândia 2017

Introdução
As ações humanas, que visam satisfazer as necessidades atuais dos seres humanos, de uma forma mais ecológica, sem prejudicar as gerações futuras, traduz a sustentabilidade ambiental. 
A adoção de ações de sustentabilidade garantem a médio e a longo prazo um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana, que requer agora e para as futuras gerações uma boa qualidade de vida. 
Muitas vezes quando nos referimos à Natureza, nos referimos como algo exterior, uma realidade que nos é diferente e, portanto, a ação a ser executada deve ser sobre e não com ela ou nela. Esta é uma visão reducionista, fruto de uma cultura que dessacralizou o ambiente e divorciou o homem da Natureza, sob o falso ideal de progresso. 
Devido à sua capacidade única de refletir, conhecer e prever, o ser humano controla seu ambiente e seu comportamento. 
Todas as espécies biológicas interagem com o ecossistema, porém, a espécie humana é a única que modifica o ambiente de maneira tão profunda. 
Hoje, queremos através desse evento cívico contribuir com a sensibilização à população petrolandense, de que é possível a comunidade se transformar e interagir com a natureza, através da sustentabilidade do meio ambiente, começando em casa, ampliando na escola e consolidando-se na sociedade. Nesse sentido revelamos como a relação do homem com a natureza desperta para o responsável, belo, sustentável e sobretudo aciona o exercício da cidadania. 

O desfile foi aberto pelo carro alegórico que apresentou o tema de 2017:  MEIO AMBIENTE E CIDADANIA: A INTEGRAÇÃO SUSTENTÁVEL ENTRE O HOMEM E A NATUREZA.


Na passagem do Pelotão das Bandeiras em frente ao palanque com as autoridades, em frente à Prefeitura, foi entoado o Hino Nacional Brasileiro, cantado por Gesyane Luelba Alves de Souza e Alexandrina de Souza Neta, acompanhadas pelos músicos da Filarmônica Som do Velho Chico.

Em seguida, desfilaram:
Banda Marcial Mirim Joadson Cordeiro, da Escola Municipal 1º de Julho, sob regência de Fabrício;
Escola Municipal Professora Maria de Lourdes da Silva: Apresentou o subtema "Encantando e Reciclando", com 28 balizas em roupas adornadas com flores de garrafas plásticas;
Escola Municipal Vinícius de Moraes: Abordou o subtema "Reduzir", um dos 3 Rs da Sustentabilidade (Reduzir, Reutilizar, Reciclar);
Escola Municipal Monteiro Lobato: Na mesma proposta, apresentou o subtema "Reutilizar"
Escola Municipal Criança Feliz: Abordou o subtema "Reciclar", conclusão dos 3 Rs, com desfile "A Moda Sustentável";
Escola Municipal Angela Maria Ferraz de Sá: Apresentou os Defensores da Preservação Ambiental, em que alunos e alunos apresentaram os nomes dos ambientalistas Chico Mendes, Ibsen de Gusmão Câmara, João Paulo Capobianco, Adelmar Coimbra Filho, Suzana Machado Pádua, Dolores Feitosa, Maria Tereza Jorge Pádua e Célia Souza, coordenadora pedagógica do projeto Mulheres na Caatinga.
Centro Beethoven de Apoio à Educação Inclusiva: Mostrou o subtema "Ecossistemas: Importância e Preservação", dividido em Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal.
Banda Marcial Falcões Negros da Escola Estadual de Jatobá;
Escola Municipal José Araújo da Silva: Levou o subtema "Consciência Ambiental começa em casa";
Escola Municipal Itamar Leite: Apresentou o subtema "Consumo Sustentável";
Escola Municipal Eudes Gustavo Ferraz: Retratou o subtema "Uso Racional da Água";
Escola Municipal Santa Filomena: Apresentou o subtema "Arborização Urbana";
Escola Municipal 4 de Outubro: Apresentou a temática da "Biopirataria: Problemas e Consequências";
Escola Municipal 1º de Julho: Abordou da temática "Animais em Extinção", apresentando: arara-azul, ararajuba, macaco-aranha, gato maracajá, lobo-guará, onça-pintada, tamanduá-bandeira, urso panda, borboleta da Restinga e jacaré-do-papo-amarelo.
Banda Marcial da Escola Municipal Sete de Setembro;
Escola Municipal 1º de Maio: Abordou a importância da preservação do solo;
Escolas Municipais Lino Viana e Baraúna (representantes de todas as escolas da área rural): Apresentaram o subtema "Agricultura Sustentável e Alternativa";
Escola Municipal Paulo Freire: Apresentou o subtema "Coletando e reciclando todo mundo sai ganhando" sobre a coleta seletiva;
Escola Municipal Sete de Setembro: Apresentou os "Três Pilares da Sustentabilidade" (ecologicamente correto, socialmente justo, economicamente viável);
Escola Municipal de Referência em Ensino Fundamental Anos Finais (EREFAF) João Rodrigues de Almeida: Abordou Fontes Limpas de Energia, com biocombustíveis, energias solar, eólica e maremotriz;
Escola Agropecuária Municipal José de Carvalho Alcântara: Apresentou o subtema "Impactos Ambientais";
Banda Filarmônica Som do Velho Chico, regida pelo maestro Deison Bezerra;
Escola Municipal 6 de Março: Apresentou o subtema "Desenvolvimento Sustentável"
Escola Municipal Dr. Francisco Simões de Lima: Abordou o subtema "Tecnologia a favor do meio ambiente";
Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Maria Cavalcanti Nunes;
Grupo da Terceira Idade;
Quilombolas Borda do Lago/Negros de Betinho - Agrovila 04 da Reta;
Banda do Clube dos Desbravadores (Igreja Adventista do Sétimo Dia), sob direção de Júnior e regência de Binho;
Guarda Municipal de Petrolândia;
Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (Posto Avançado de Bombeiros-PAB em Petrolândia). Comdte: 1º Cap BM Souza Júnior;
Exército Brasileiro (2º Batalhão de Engenharia de Construção-BEC). Comdte do Destacamento em Petrolândia: 1º Tenente Gustavo de Oliveira Dumont.
Polícia Militar de Pernambuco (4ª Companhia Independente de Polícia Militar) Comdte: Cel PM Clodoaldo José da Silva. Apresentou Guarnição Tática de Operações, Guarnição Tática Especial (GATI), dupla de motociclistas e Guarnição Tática de Área;





Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Secretaria de Educação de Petrolândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário