quinta-feira, setembro 21, 2017

Pernambuco ganha seu primeiro Grande Mestre de Xadrez


Pernambuco ganhou pela primeira vez o maior título do xadrez mundial, a qualificação vitalícia de Grande Mestre. O reconhecimento veio pelo trabalho do enxadrista Yago Santiago, de 25 anos, que foi reconhecido ao conquistar três normas (quando o competidor tem desempenho de destaque em competições com outros Grandes Mestres) e ultrapassar a marca de 2,5 mil pontos no ranking mundial. A marca foi batida com seis vitórias seguidas e um empate na cidade de Rio Grande, na Argentina.

O que hoje é profissão para o rapaz. começou como diversão, aprendendo o movimento de cada peça ao lado do pai, quando ainda tinha oito anos de idade. “Com 10 comecei a jogar torneios em Pernambuco, com 15 me classifiquei para a primeira final do brasileiro, foi um divisor de águas para tomar o xadrez de maneira profissional”, contou. Aos poucos, ele foi conquistando o mundo, viajando para destinos como Argentina, França, Macedônia e Bulgária. Hoje, nem parece que mora na capital pernambucana. “Passo praticamente metade do ano fora de casa, em torneios”, explica.

Yago mal conquistou o título e já tem uma nova meta para o futuro: disputar a Olimpíada de Xadrez, que será realizada na Geórgia em 2018. Para chegar lá, precisa ficar entre os cinco primeiros jogadores brasileiros no ranking da federação mundial do esporte até o mês de abril, quando começam as convocações. A diferença entre ele, na 11ª posição, e o quinto colocado da lista é de 40 pontos e apesar de ter menos de um ano até a convocação, o enxadrista tem uma série de competições programadas no calendário. “Tenho quatro ou cinco torneios programados no Brasil neste ano e até fevereiro devo ir para outro internacional”, afirmou. O número de pontos conquistados no fim de um torneio varia de acordo com a quantidade de participantes, mas cada vitória vale um ponto e cada empate vale meio.

Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário