quarta-feira, agosto 09, 2017

Preguiça é encontrada no banheiro de uma casa em Piedade, na RM do Recife

Mamífero foi resgatado pelo GAMA, de Jaboatão, e já se encontra sob os cuidados do Cetas Tangara (Foto: Divulgação/CPRH)

O proprietário de uma casa que passa por reforma em Piedade, Jaboatão dos Guararapes, tomou um baita susto, na terça-feira (8), ao encontrar uma preguiça agarrada em canos de PVC no banheiro do segundo andar do imóvel, onde mora com o pai, a mãe e o irmão. Depois do susto, o empresário Raul de Oliveira alimentou o animal e providenciou o resgate. A preguiça – uma fêmea adulta – já se encontra sob os cuidados do Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangara).

Morador da Rua Pedro Antônio da Silva, próximo ao Shopping Guararapes, Raul de Oliveira disse que, inicialmente, pensou que era “alguma mandinga”, pois o bicho se mostrava imóvel, “uma coisa cheia de pelos”, e revelou que teve medo. “Só quando ela começou a se mover, lentamente, vi que era uma preguiça”, disse, ainda surpreso. “Ainda é um mistério. Não sei como ela chegou lá, pois tenho três cachorros na casa”.

A surpresa não travou a iniciativa do empresário, que pesquisou na internet e providenciou folhas de imbaúba para alimentar a preguiça – “notei que ela estava com fome” – e filmou e fotografou o animal. Também ligou para a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), que por sua vez acionou o parceiro GAMA – Grupamento de Apoio de Meio Ambiente, da Prefeitura de Jaboatão, que fez o resgate.

Mesmo morando em uma casa que, nas proximidades, conta com muitas árvores, Raul de Oliveira considera “um mistério” descobrir como a preguiça chegou ao segundo andar: foi se arrastando pela escada ou entrou pelo galho de uma árvore? “O que me intriga também é que nenhum dos cachorros notou, nem o que fica na varanda”, completou.

Levada ao Cetas Tangara, a preguiça passa bem, sem ferimento algum, e deve ser devolvida logo à natureza. É a segunda que o Centro de Triagem da CPRH acolhe esta semana. Na segunda (7), a outra foi encontrada atravessando a PE 74, nas proximidades da Usina Laranjeiras, em Vicência, Mata Norte do Estado.

Núcleo de Comunicação Social e Educação Ambiental - NCSEA
Agência Estadual de Meio Ambiente - CPRH

Nenhum comentário:

Postar um comentário