quarta-feira, julho 19, 2017

Ex-prefeito de Girau do Ponciano-AL é preso em operação do Gecoc

Equipes do Gecoc fazem buscas na casa de Jacó Brandão (Foto: Divulgação/Ascom MP-AL)
Gecoc faz buscas em operação contra desvio na saúde no interior de Alagoas (Foto: Divulgação/Ascom MP-AL)

Integrantes do Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc) realizaram uma operação na manhã desta quarta-feira (19) em Alagoas para cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão. O ex-prefeito da cidade de Girau do Ponciano Fábio Rangel Nunes de Oliveira foi preso, assim como uma ex-secretária de Saúde do município e um representante de medicamentos, que não tiveram os nomes revelados.

O Gecoc também tenta prender José Jacob Gomes Brandão e Márcia Coutinho Nogueira de Albuquerque, ex-prefeitos dos municípios de Mata Grande e Passo de Camaragibe, respectivamente. Juntos, eles são acusados de desviar mais de R$ 3 milhões da saúde.

Eles são acusados de desviar recursos públicos destinados à compra de medicamentos. Na representação encaminhada à 17ª Vara Criminal da Capital, o procurador-geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, e o Gecoc ainda solicitaram a indisponibilidade dos bens de todos os envolvidos.


A prisão contra Fábio Rangel foi feita na casa dele, em Arapiraca. O cumprimento do mandado foi acompanhado pelos promotores de Justiça Luiz Tenório e Kléber Valadares. Este último, atual promotor de Girau do Ponciano.

Segundo o Ministério Público de Alagoas (MP-AL), Fábio Rangel não apresentou resistência e foi encaminhado, junto aos outros presos, à sede do Ministério Público, em Maceió, para ser interrogado.

As investigações começaram em março deste ano para investigar denúncias de desvios de verba da saúde. Os ex-prefeitos teriam participado de um esquema criminoso envolvendo compra de medicamentos por meio de notas fiscais fraudulentas.


Nas irregularidades apuradas pelo Gecoc, ficou comprovado que José Jacob Gomes Brandão, Fábio Rangel Nunes de Oliveira e Márcia Coutinho Nogueira assinaram procedimentos licitatórios que beneficiaram a RR Distribuidora, autorizando pagamentos de verbas públicas em favor da referida empresa, sem que qualquer mercadoria tivesse sido fornecida ou serviço prestado.

O prejuízo causado, segundo os investigadores, já ultrapassaria R$ 3 milhões. O valor foi confirmado ao Gecoc por uma pessoa que aceitou o benefício da delação premiada e decidiu revelar o esquema criminoso.

Em depoimento ao MP, esse homem contou que foi convencido por um empresário a montar uma empresa de fachada com o objetivo apenas de vender notas fiscais frias em troca de uma determinada quantia em dinheiro. A empresa deveria fornecer medicamentos para as prefeituras de Mata Grande, Passo do Camaragibe e Girau do Ponciano. No entanto, ela jamais vendeu os remédios, mas emitia nota fiscal em valores altos.

G1 AL

Nenhum comentário:

Postar um comentário