quarta-feira, julho 19, 2017

Plano Municipal de Saúde de Petrolina é construído com participação popular


Com a participação de usuários, profissionais de saúde e equipe gestora, a 9ª Conferência Municipal de Saúde que teve como tema ‘Controle Social na construção de um SUS de qualidade para as cidadãs e cidadãos petrolinenses’, encerrou nesta terça-feira (18).

O evento aconteceu na Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina – FACAPE e teve como objetivo a elaboração de propostas para a construção do Plano Municipal de Saúde 2018/2021. Cerca de 250 pessoas participaram, durante dois dias, das discussões e elaboração de propostas.

A secretária de saúde, Magnilde Albuquerque, ressaltou a importância desse momento para a saúde pública em Petrolina. “Foi muito gratificante porque nós conseguimos, nesses dois dias, elaborar muitas propostas para qualificar o atendimento de saúde do município. O mais importante é que foram propostas que vamos poder implementar durante os próximos anos. Durante o evento tivemos a certeza que estamos todos do mesmo lado, do lado do SUS e da saúde de Petrolina. Nosso plano está pronto”, frisou.

A secretária Magnilde ainda ressaltou que esse ano de 2017 a gestão está trabalhando com o plano construído anteriormente, o que vem dificultando a execução de algumas atividades. “Estamos amarrados a determinadas propostas e não podemos fugir delas. Estamos trabalhando dentro do possível. Esse foi um ano muito difícil porque pegamos a secretaria muito debilitada, os postos precisando de reformas, faltando médico, remédios e estamos reconstruindo a saúde de Petrolina”, ressaltou.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Edvaldo Landim, também destacou a participação da população na construção do plano. “Foi um momento democrático. Os participantes deram suas opiniões e os gestores conheceram um pouco mais da realidade da população, cada um colocou suas demandas, seus problemas e juntos construímos um plano que atendeu a todos”, explicou.

Para o líder comunitário, Gilvan Vicente, a Conferência Municipal atingiu seu objetivo. “ Enquanto líder comunitário e usuário da saúde pública posso afirmar que esse foi um momento importantíssimo. O evento foi muito bem organizado”, concluiu.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde de Petrolina

Nenhum comentário:

Postar um comentário