sábado, julho 15, 2017

Assistência técnica do ProRural vai alavancar Piscicultura do Sertão de Itaparica


Fotos: ProRural/Divulgação

O ProRural apresentou, na última quinta-feira (13), durante o Fórum de Piscicultura do Sertão de Itaparica, realizado na cidade de Itacuruba, a primeira equipe de Assistência Técnica contratada pelo Programa, para acompanhar os projetos produtivos da região. A ação “Assitência Técnica a Produtores Familiares de Piscicultura em Tanques-Redes no Sertão de Pernambuco” é uma articulação da Unidade de Gestão Territorial (UGT) do ProRural em Petrolândia, com recursos oriundos de convênio firmado entre o órgão e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Com a ação, ficará a cargo dos engenheiros de pesca contratados, a assistência técnica para 180 produtores familiares beneficiados nos municípios de Belém de São Francisco, Itacuruba, Petrolândia, Jatobá, Serra Talhada e Floresta. O projeto representa um investimento de aproximadamente R$ 450 mil, que trará maior qualidade no manejo produtivo, na gerência administrativa e financeira, na produção e comercialização do pescado e no licenciamento ambiental dos projetos financiados pelo Governo do Estado.

O processo de assistência técnica para os piscicultores mantém também sintonia com o Plano Territorial da Rede Produtiva de piscicultura, que terá como objetivo construir um diagnóstico da atividade no território, a elaboração de uma matriz de ações e investimentos para fortalecer a atividade em Pernambuco, favorecer o desenvolvimento da atividade da piscicultura na região e alavancar novos negócios no setor.

Somente em 2017, o ProRural, por meio do Projeto Pernambuco Rural Sustentável, acordo de empréstimo entre a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária do Estado e o Banco Mundial, apoiou cinco associações de piscicultores da região, com a liberação de R$ 1,2 milhões de reais para compra de tanques-rede, custeio do primeiro ciclo ração e alevinos, infra-estrutura como passarelas e canoas, e demais equipamentos necessários para a produção de tilápias.

Mais fotos abaixo:



Assessoria de Comunicação
ProRural - Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária

Nenhum comentário:

Postar um comentário