sexta-feira, junho 16, 2017

Petrolândia: Com apoio do STR, microcrédito do Agroamigo Crescer atende cerca de 80 agricultores do município

Aplicação de microcrédito em Petrolândia ultrapassa R$ 7 milhões (Fotos: STR-Petrolândia/Divulgação)

Foi realizado na manhã desta sexta-feira (16), na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia, evento programado pelo Agroamigo, programa de microcrédito do Banco do Nordeste, direcionado aos agricultores familiares. O STR mobilizou cerca de 80 agricultores para a apresentação do programa, dos quais 40 deles assinaram seus contratos para receberem o financiamento do Agroamigo Crescer.

Os contratos assinados totalizam 160 mil reais aplicados na agricultura familiar de Petrolândia. As outras aproximadamente 40 pessoas participaram para renovar o financiamento ou ser atendido com o microcrédito rural pela primeira vez.

As próximas reuniões de acesso ao microcrédito do Agroamigo acontecerão no dia 28/06, às 9h00, no prédio da Codevasf, no Distrito do Icó-Mandantes, e no dia 30/06, às 15h00, no Centro Comunitário do Projeto Apolônio Sales.

De 2014 até hoje, o valor do crédito injetado na economia de Petrolândia já ultrapassa 7 milhões de reais. Segundo Natanael Caetano, essa marca é fruto de muita luta e conquistas do movimento sindical petrolandense, em parceria com o Banco do Nordeste e a Federação dos Trabalhadores Rurais de Pernambuco (Fetape).

Agroamigo 
Criado em 2005, o Agroamigo é o Programa de Microfinança Rural do Banco do Nordeste, operacionalizado em parceria com o Instituto Nordeste Cidadania (INEC) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). No sétimo ano de atuação, tornou-se o maior programa de microfinança rural do Brasil.

O Programa consiste na concessão do financiamento de crédito para área rural, adotando metodologia própria de atendimento, e se propondo a melhorar o perfil social e econômico do agricultor familiar do Nordeste e norte de Minas Gerais, enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF).

O Agroamigo tem como principal característica a atuação do Assessor de Microcrédito Rural, e sua capacidade de avaliação do cliente, considerando as intenções e potencialidades, e incentivando o desenvolvimento de atividades produtivas agropecuárias e não agropecuárias.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Natanael Caetano/STR e INEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário