sábado, maio 06, 2017

Parque do Pau Brasil realiza licitação para serviços de apoio a visitantes

UC em Porto Seguro (BA) repassará à iniciativa privada cobrança de ingressos, transporte de turistas, lanchonete, loja de conveniência e camping. Pregão é dia 29. Veja como participar!

Brasília (04/05/2017) – Está marcado para o próximo dia 29, às 10h, o pregão eletrônico do processo de concessão de serviços de apoio a visitantes do Parque Nacional do Pau Brasil, em Porto Seguro, no litoral sul da Bahia. As empresas interessadas em participar da licitação podem conferir o edital e anexos aqui. Para dúvidas ou esclarecimentos, leia abaixo.

Serão repassados à iniciativa privada serviços de cobrança de ingressos, transporte interno, estacionamento de veículos, lanchonetes, loja de conveniência, espaço do ciclista, centro de visitantes, espaço para camping, tirolesa e passarelas suspensas.

A empresa vencedora poderá explorar os serviços por dez anos, renováveis por mais cinco, numa área de 179 hectares e 40 quilômetros de estrada no interior do parque. Nesse período, terá que fazer investimentos de R$ 6,9 milhões na estrutura da unidade de conservação, gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
O Parque Nacional do Pau Brasil fica localizado integralmente no município de Porto Seguro, na chamada Costa do Descobrimento, no sul da Bahia, um dos principais destinos turísticos brasileiros, com ampla rede hoteleira.
A sua entrada fica a cerca de 15 quilômetros de Arraial D´Ajuda, com acesso por rodovia asfaltada, mais precisamente no distrito de Vale Verde. Fundado em 1536, o local é um atrativo à parte: foi um dos primeiros aldeamentos jesuítas do Brasil e ainda hoje preserva boa parte dessa história. Visitar a comunidade é fazer uma viagem ao passado.
O parque acaba de receber investimentos do ICMBio e parceiros na estrutura de atendimento aos turistas, como acesso a cachoeiras, trilhas, centro de visitantes e mirantes, o que permitiu a sua abertura oficial à visitação em outubro do ano passado.

Com cerca de 11.538 hectares de Mata Atlântica densa em estágio avançado de regeneração em sua maior parte, o parque teve seus limites redefinidos por meio de decreto presidencial em 2010 para 18.934 hectares e estabelecida sua zona de amortecimento. Em 2013, após demarcação de todos os limites, foram feitos alguns ajustes. Atualmente, a unidade conta com uma área de 19.025 hectares.
Observação de aves

O Parque Nacional do Pau Brasil representa um rico repositório de fauna e flora, sendo um dos principais remanescentes da conhecida “hiléia baiana”, área de Mata Atlântica que detém os maiores índices de diversidade de espécies do bioma. O local é ideal para a atividade de observação de aves. A unidade é, também, berçário da árvore-simbolo do País, o pau-brasil, abrigando imensos exemplares com centenas de anos.

A Costa do Descobrimento, onde fica o parque, é reconhecida pela Unesco como Patrimônio Natural Mundial desde 1999, devido ao excepcional valor para a ciência e à preservação de ecossistemas de interesse universal. A região abriga os remanescentes mais preservados de Mata Atlântica do Nordeste do Brasil. Destaca-se, ainda, por ser um dos maiores fragmentos florestais contínuos da região, com uma das maiores populações da árvore pau-brasil.

O parque tem levantamento fundiário e demarcação realizados, conselho consultivo constituído e atuante, plano básico de proteção implementado, plano de manejo aprovado, inclusive plano de uso público, além de equipamentos e instalações implementados para a sua operacionalização e monitoramento.
Serviço:
. Podem participar do pregão eletrônico empresas isoladamente ou em consórcio. Dúvidas ou pedidos de esclarecimentos podem ser encaminhados para o e-mail licitacao@icmbio.gov.br ou pelos telefones (61) 2028-9240 e 2028-9669.
. Saiba mais sobre o Parque Nacional do Pau Brasil, clicando aqui

ICMBio - Divisão de Comunicação Social - DCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário