sábado, maio 06, 2017

Horta espacial é criada no Kennedy Space Center

Treinamento de Astronauta para turistas vai apresentar a nova conquista da NASA, agricultura no espaço! (Foto: NASA)

Já pensou como seria colher verduras e legumes no espaço? Desde 2014, com a invenção do sistema de crescimento de plantas chamado “Veggie”, essa realidade já é possível. O Kennedy Space Center Visitor Complex foi o primeiro local a testar a tecnologia e, a partir das pesquisas realizadas no Centro, astronautas em órbita estão complementando suas refeições de cápsulas espaciais com comida de verdade!

Metade da colheita serve para integrar a alimentação dos astronautas e o restante é enviado à Terra para análises. O intuito do programa é, desde o início, estudar os efeitos da microgravidade nos genes das plantas e observar o a reação metabólica a partir do controle de produção gerado pelo experimento. O cultivo de plantas será, em longo prazo, fonte de alimento e oxigênio às futuras tripulações.

Os membros da tripulação da Expedição 39 foram os primeiros a utilizar o sistema “Veggie” na Estação Espacial Internacional e, em fevereiro de 2017 foi colhida a quinta safra de plantas do experimento. Agora a grande novidade é a possibilidade de implantar um laboratório semelhante no novo Astronaut Trainning Experience (ATX), com previsão de abertura para o 2º semestre de 2017 no Kennedy Space Center.

O Astronaut Training Experience® (ATX®) mergulha os visitantes no mundo fascinante dos astronautas de hoje, uma manhã inteira de treinamento realista com simuladores de gravidade e lições para pilotar a réplica de um foguete espacial e muitas operações a partir do Centro de Controle de Missões.

Criado com a ajuda de astronautas veteranos e especialistas em voos espaciais, a primeira tarefa é dirigir uma nave ao redor da orbita terrestre, realizar reparos na Estação Espacial Internacional e aterrissar novamente no Centro de Visitantes. Ufa!

Em seguida se inicia a preparação física para viver no espaço, com a parede que simula a anti gravidade ou a sensação de andar na lua. Na parede de Gravidade zero o visitante tem seu peso compensado totalmente, de forma que experimenta os sentidos corporais no espaço, enquanto a sensação de ausência de gravidade recria a sensação de estar caminhando na lua. Para os corajosos, o Multi-Axis Trainer é uma cadeira que gira rapidamente em todas as direções, um dos simuladores reais pelos quais passam os astronautas em treinamento.

Uma vez capacitados, os aspirantes ao espaço sentam na cabine de comando e colocam em teste suas aptidões no simulador de foguetes espaciais. Com missões individuais e em grupo, onde cada um vai assumir uma das funções da tripulação: Comandante, Copiloto, Oficial de Controle de Missões etc. Um verdadeiro trainee!

Ao final da brincadeira, celebre os aprendizados com uma cerimônia de formatura e conheça um pouco mais sobre o futuro do programa espacial americano.

É necessário agendar antecipadamente a atração que fica fora do Centro de Visitantes do Kennedy Space Center, só acontece aos sábados e pode ser feita individualmente ou em grupo, com ingressos a partir de US$ 145 dólares, mais taxa, por pessoa.

EmFoco

Nenhum comentário:

Postar um comentário