quarta-feira, abril 26, 2017

Secretaria de Saúde de Petrolina alerta sobre a prevenção de câncer de boca


Utilizar protetor solar nos lábios é a principal recomendação para prevenir o câncer de boca. Com as fortes temperaturas, causadas pelo sol da nossa região, é importante ficar atento aos cuidados com a saúde, já que, a exposição excessiva ao sol e a falta de hidratação do lábio, aumentam à incidência da doença.

Em Petrolina, a Secretaria de Saúde está realizando, nas unidades básicas, um trabalho de educação com os pacientes que utilizam o serviço público. A odontóloga, Dayse Carneiro, reforça a importância de levar essas informações para a população. “Começamos esse trabalho na semana mundial da saúde e a orientação é continuar no nosso dia-a-dia nas unidades”, frisou.

Confira a entrevista na integra:

O que é o câncer de boca?
Olhe, o câncer de boca envolve o lábio, língua, bochecha, gengiva, garganta e úvula.

O que pode causar o câncer de boca?
Ele pode ser hereditário ou por trauma. Esses traumas podem ser causados, por exemplo, por uma prótese que não tem uma boa adaptação e acaba machucando ou pela exposição ao sol. Outro ponto importante é em relação ao uso de drogas e cigarro, isso aumenta consideravelmente o risco da doença.

Quais as recomendações para prevenir da exposição ao sol?
Uma prática muito comum na nossa região, principalmente pelos homens, é a utilização da manteiga de cacau. Vale explicar que o cacau é um óleo. Então, se você usa e vai para o sol o que pode acontecer é de ter uma queimadura e o risco para o câncer de boca. O que deve ser utilizado é o protetor solar labial, tanto homens quanto mulheres.

Quais as características que devem ser observadas para prevenir o câncer de boca?
A primeira orientação é fazer o autoexame da boca diariamente, da mesma forma que se faz o autoexame da mama. Se você tem uma “feridinha” qualquer na boca, há mais de 15 dias e não regrediu, é preciso ir imediatamente ao dentista. Outro ponto importante é visitar o dentista a cada seis meses.

Assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Petrolina

Nenhum comentário:

Postar um comentário