segunda-feira, abril 10, 2017

IPA recebe palestra sobre tecnologias para uso e reuso de água salina

Hortaliça salicórnia, o "aspargo do mar", pode ser cultivado em águas salinas

“Tecnologias Inovadoras na Prática do uso e Reuso de Água Salina e de Utilização de Ambiente Salinizado por Plantas Tolerantes”. Esse foi o tema da palestra ministrada pela pesquisadora do Departamento de Química do Centro de Ciências e Tecnologia da UNICAP, Arminda Saconi, na última sexta-feira (07/04), na sede do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA).

Segundo o coordenador do ciclo de palestras, Josimar Gurgel, a apresentação está alinhada com a pesquisa que o IPA desenvolve para melhorar a utilização dos efluentes e de dessalinizadores, evitando a contaminação ambiental. “O foco é obter uma nova membrana para filtragem essas águas salinas, utilizando material sintético, que possibilite a maior tempo de utilização, redução da manutenção e menor custo”, explica Gurgel.

Outro ponto é o aproveitamento do efluente para desenvolvimento da produção de alimento para consumo humano ou animal. Entre as alternativas está o plantio de sorgo, tríplex e salicórnia. Esse último é uma hortaliça que está sendo estudada, a fim de viabilizar sua introdução como nova cultivar para Pernambuco.

Entre os benefícios que a espécie oferece estão resistência à ambientes salinos, propagação por meio de sementes ou de estaquia, cultivação em solos salínicos ou ambientes aquáticos salinizados. “Ela é bastante conhecida na Europa e muito utilizada pela propriedades benéficas á saúde, sendo chamada de sal verde. Um bom exemplo é sua utilização na culinária, no lugar do cloreto de sódio, trazendo benefícios para os hipertensos.

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário