quinta-feira, abril 27, 2017

Afrobras e Zumbi dos Palmares lançam portal de empregos para afrodescendentes


Totalmente gratuito, o www.afrobras.trabalhando.com é um portal onde os afrodescendentes podem cadastrar seus currículos e se candidatarem às vagas de emprego anunciadas. As empresas interessadas em diminuir a desigualdade racial no seu quadro de funcionários também podem anunciar suas vagas gratuitamente, encontrar e incluir com mais facilidade os afrodescendentes nos seus processos seletivos.

A ONG Afrobras e a Faculdade Zumbi dos Palmares criaram o projeto Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial em novembro de 2016 para promover diversas ações em parceria com empresas privadas que compactuam com o intuito de melhorar a inserção das minorias no âmbito corporativo. A primeira delas foi a criação do portal de empregos pelo Universia, do Banco Santander. Além deles, Magazine Luiza, Microsoft, Itaú, Bradesco e outras grandes corporações são apoiadoras do projeto e já estão anunciando suas vagas no portal www.afrobras.trabalhando.com, que pode ser acessado por meio de computadores, smartphones e tablets.

“Durante muito tempo falou-se que não se contratava jovens negros por defasagem de qualificação. Queremos com este projeto apresentar ao mercado de trabalho milhares de jovens negros qualificados e prontos para serem inseridos em grandes empresas. Não podemos deixar grandes talentos serem barrados em oportunidades por questões raciais”, explica José Vicente, presidente da Afrobras, reitor da Zumbi dos Palmares e idealizador do projeto.

Além disso, a Faculdade Zumbi dos Palmares e a Afrobras têm outro projeto de inserção no mercado de trabalho exclusivo para os alunos da instituição. Empresas parceiras como Bradesco e Citibank fazem seleções exclusivas entre os alunos da Zumbi dos Palmares para inserí-los na disputa por vagas de trainees e estagiários em diversas categorias.

O Negro Nas Universidades e No Mercado de Trabalho


Fonte: IBGE e Instituto Ethos/BID Perfil Social, Racial e de Gênero das 500 Maiores Empresas do Brasil e Suas Ações Afirmativas

Além da dificuldade de inserção, segundo levantamento de dados do Ministério do Trabalho e Emprego, em São Paulo, mesmo quando apresentam igual nível de escolaridade, os negros recebem 31,5% (homens) e 37,5% (mulheres) menos que os brancos para a mesma ocupação.

Nos Estados Unidos, os negros representam 12,6% da população e correspondem a 9,4% dos executivos em cargos de direção nas 100 maiores companhias do país, de acordo com o The Executive Leadership Council. Para uma representação de negros em cargos executivos no Brasil equivalente aos EUA, o país, que tem 52,9% de população negra (pretos e pardos segundo classificação do IBGE), deveria ter 39,5% de afrodescendentes em postos de direção, um percentual oito vezes superior aos atuais 4,7%. “A julgar pelos dados do mundo corporativo, a desigualdade racial existente na nação que durante muito tempo se imaginou como uma democracia racial, paraíso da convivência entre as “raças”, é maior do que a presente no país que representaria o exemplo mais acabado da existência do racismo. Verdade desconcertante!”, conclui a partir desses dados o antropólogo Pedro Jaime, em entrevista dada ao Nexo Jornal.

Executivos Negros: racismo e diversidade no mundo empresarial


Adaptação de uma tese de doutorado defendida no Brasil e na França pelo antropólogo Pedro Jaime, o livro Executivos Negros: racismo e diversidade no mundo empresarial aborda a questão racial nas empresas e mapeia a trajetória profissional de duas gerações de executivos negros no Brasil, sobre as quais baseia seu estudo. Além de apresentar um levantamento numérico e qualitativo desses executivos negros e do cargo que ocupam, o autor se debruça sobre o contexto de inserção no mercado de trabalho dos profissionais da 1a geração nos anos 70, num cenário marcado pela ditadura militar e pelo mito da democracia racial; e daqueles da 2ageração no começo do século XXI, já num contexto de disputas em torno das políticas de ação afirmativa.

Lançado pela Edusp, o livro Executivos Negros conta com o apoio da Afrobras e da Faculdade Zumbi dos Palmares. O autor, Pedro Jaime, professor do Programa de Pós-Graduação em Administração do Centro Universitário FEI e do Núcleo de Humanidades da ESPM, colabora com o Projeto Iniciativa Empresarial Pela Igualdade.

Projeto Iniciativa Empresarial Pela Igualdade
Em levantamento realizado pelo Instituto Ethos e divulgado em 2016, dentre as 500 maiores empresas do Brasil, apenas 3,4% afirmaram possuir políticas com metas e ações planejadas para incentivar a inserção dos negros em cargos executivos. Mais de 80% dessas empresas afirmaram não terem qualquer política de incentivo para inserção de negros gerenciais ou de direção.


Fonte: Instituto Ethos

Alem do portal de empregos, o Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial desenvolveu o pacto dos 10 Compromissos da Empresa com a Promoção da Igualdade, para que as empresas possam estabelecer metas e cronogramas dentro de um plano de ação geral ou específico para cada item. http://portal.trt15.jus.br/documents/10157/2387990/adesao-iniciativa.pdf/b42d59a8-f40b-4956-a608-ce409947edc4

Sobre a Afrobras:

A Afrobras é uma organização não governamental, fundada em 1997, que reúne intelectuais, autoridades, personalidades, negras ou não, e tem por finalidade trabalhar pela inserção socioeconômica, cultural e educacional dos jovens negros brasileiros. Em âmbito nacional, realiza atividades de informação, formação, capacitação, qualificação e ações afirmativas para inserção e visibilidade do negro brasileiro. Nesse sentido, soma-se às demais ações afirmativas recentemente implementadas nas distintas esferas do poder público e setor corporativo.

Para viabilidade dos objetivos da existência da AFROBRAS, ela promove, incentiva e realiza individualmente e com apoio de parceiros nacionais ou internacionais, diversos projetos como reuniões, debates, seminários, workshops, eventos sociais, culturais, esportivos, musicais, ações de interlocução política e institucional, assim como cria, desenvolve e executa projetos especiais que permitam cumprir seus objetivos institucionais de inclusão, valorização e protagonismo do negro brasileiro.
Engaje! Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário