terça-feira, fevereiro 14, 2017

MEC abre espaço da Fundação Joaquim Nabuco, no Recife, para o Ministério da Cultura

Foto: Divulgação MEC

O Ministério da Educação cedeu o Casarão Solar Francisco Ribeiro Pinto, no Recife, ao Ministério da Cultura, em cerimônia realizada na segunda-feira, 13, na capital pernambucana. “Precisamos integrar cada vez mais as atividades tanto de educação quanto de cultura”, afirmou o ministro Mendonça Filho durante a solenidade, que também teve a presença do ministro da Cultura, Roberto Freire.

Mendonça Filho destacou que a cessão desse espaço gera economia para os cofres públicos e integra as ações de educação e de cultura na região. “O Ministério da Cultura procurava um lugar para instalar sua representação em Pernambuco, o que, provavelmente, teria custo para isso, enquanto nós temos um prédio que foi restaurado com recursos do Ministério da Educação. Nós cedemos o espaço e, ao mesmo tempo, queremos promover uma agenda de integração e estimular ações das duas pastas”, afirmou.

O prédio histórico do século XIX pertence ao conjunto arquitetônico da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), autarquia federal ligada ao Ministério da Educação, e abrigará a representação regional Nordeste do Ministério da Cultura por dois anos. O casarão tem área útil de 552m² e está localizado no bairro de Casa Forte, no Recife. Além da sede da Fundaj, o espaço recebe o Museu do Homem do Nordeste, idealizado pelo sociólogo Gilberto Freyre.

Posse – Durante a cerimônia, também foi oficializada a posse de Ana Farache no cargo de coordenadora de Cinema da Fundaj. Farache é jornalista, fotógrafa e doutora em comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É a idealizadora do festival de cinema Brasil Stop-Motion.

“Ana tem uma ligação histórica com a área da cultura e das artes”, lembrou o ministro. “E tem pela frente uma missão nobre e importante à altura da tradição de nossa cultura no cinema da Fundação, tão bem liderado até pouco tempo por Kleber Mendonça, a quem quero saudar e agradecer.”

Assessoria de Comunicação Social MEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário