segunda-feira, janeiro 16, 2017

Petrolândia: Codevasf autoriza desassoreamento de canais para assegurar água aos reassentados dos projetos irrigantes de Itaparica.

Para a execução dos serviços está sendo utilizada uma escavadeira hidráulica de braço longo cedida pelo Distrito de Irrigação Senador Nilo Coelho (Fotos: Assis Ramalho)

Teve início nesse domingo (15) o trabalho de desassoreamento de canais de aproximação de estações de bombeamento de agrovilas do perímetro irrigado de Icó-Mandantes, Apolônio Sales e Barreiras I, em Petrolândia, Sertão de Pernambuco. A autorização para execução dos serviços foi emitida pela Companhia de Desenvolvimentos dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e a ação vai beneficiar cerca de 1 mil irrigantes, todos agricultores familiares.

A dragagem nos canais é realizada de forma corretiva. Após drástica redução do nível do Lago de Itaparica, há aproximadamente 10 dias, produtores rurais do Perímetro Irrigado de Itaparica, em Petrolândia, por meio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), reclamaram da falta de água nos Blocos 01, 02, 03 e 04, com prejuízos ao abastecimento humano e atividades agropecuárias.

Uma escavadeira hidráulica de braço longa chegou ao município nesse domingo (15), para início da limpeza dos canais de aproximação para as estações de bombeamentos. No mesmo dia, foi iniciado o trabalho na estação de bombeamento (EB 01) do Bloco 2, mais conhecido como Reta.

Em conversa com a reportagem do Blog de Assis Ramalho, o operador da escavadeira hidráulica, Gilmar,  disse que a previsão de conclusão da limpeza do canal da EB 1 é de aproximadamente oito dias.

Também em conversa com nossa reportagem, Dr. Sérgio Carvalho, gerente executivo da Plena Consultoria e Projetos, empresa terceirizada da Codevasf para manutenção no Perímetro Irrigado de Itaparica, afirmou que concluídos os trabalhos na EB 01, a máquina irá realizar idênticos serviços no Icó-Mandantes. 

O desassoreamento emergencial de canais de aproximação em Petrolândia foi realizado em 2014, por ocasião de mobilização dos produtores rurais do Perímetro Irrigado devido à falta de água nas agrovilas.

A escassez de chuvas tem comprometido o nível de água nas represas ao longo da bacia do rio São Francisco. Desde 2013, o volume de água do rio tem sido reduzido com vazões controladas e precipitações abaixo da média.

Ver fotos>Limpeza no canal da EB1

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário