segunda-feira, dezembro 05, 2016

Petrolândia: Projeto "Aruandê, de Elza Soares a Beyoncé" encerra mês da Consciência Negra na EREM Mª Cavalcanti Nunes



"De Luanda saíam os escravos que eram reunidos, acorrentados, armazenados nos porões dos navios e enviados através do Atlântico para venda. Aruanda é derivada de Luanda, que o Atlântico afastou sua gente do seu lugar, permanecendo na memória como a última visão de sua casa, de sua liberdade. Depois de muitas gerações, Aruanda então, não era mais real, e passaram a imaginar uma terra de liberdade, um lugar mágico, onde todos seriam livres e iguais. Este ano, o objetivo do Projeto da Semana da Consciência Negra é de tornar nossa terra na terra de Aruanda, Aruandê!" Esta é a proposta do Projeto "Aruandê, de Solano Trindade a Beyoncé", com perspectivas do ativismo negro discutidas através da poesia, do teatro, da música e da dança, apresentado no dia 25 de novembro em belas atuações dos alunos da EREM Mª Cavalcanti Nunes, em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco. 

Uma das personalidades homenageadas e debatidas este ano foi Solano Trindade (*Recife 24/07/1908 + Rio de Janeiro-RJ 19/02/1974), poeta, folclorista, pintor, ator, teatrólogo e cineasta negro. Por sugestão de uma das alunas, que traduziu letras de músicas, pela primeira vez o projeto escolar fez menção a uma personalidade estrangeira: a cantora, compositora, atriz, dançarina, coreógrafa, arranjadora vocal, produtora, diretora de vídeo e empresária estadunidense Beyoncé.

As apresentações, como sempre, impressionaram. Os alunos secundaristas se expressam em dança, canto e teatro com bastante desenvoltura. É uma pena que as famílias dos estudantes não tenham tempo para assistir pessoalmente às apresentações teatrais de seus filhos.

Convidados, apresentaram-se também o Grupo Cultural Negros de Betinho, da Comunidade Quilombola Borda do Lago, entre Petrolândia e Tacaratu, e grupo de dança da Casa das Juventudes, com balé afro. 

O projeto da EREM em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi registrado para o Blog de Assis Ramalho pela blogueira Lúcia Xavier, também uma das componentes da mesa julgadora do concurso Deusa de Ébano 2016. A disputa este ano foi acirradíssima. Apenas meio ponto separou a 1ª colocada, Karol (3º D), da 2ª colocada, Emily (1º B). Em terceiro lugar ficou Évila (3º C). 

Agradecemos à equipe da EREM Maria Cavalcanti Nunes pelo convite e pela oportunidade de registrar mais um evento realizado com a revelação das potencialidades e talentos dos alunos do Ensino Médio. Parabéns a todos e, em especial, à professora Jussará Araújo pela condução do evento!



Playlist com os principais momentos do projeto "Aruandê, de Solano Trindade a Beyoncé" na EREM Mª Cavalcanti Nunes (Vídeos: Lúcia Xavier/Blog de Assis Ramalho)

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos e vídeos: Lúcia Xavier/Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário