quarta-feira, maio 25, 2016

Dia do Hambúrguer: Saiba onde comer essa delícia e como prepará-la em casa

Informe publicitário
Hambúrguer com Queijo Reino e Molho de Cebolas Caramelizadas (Foto: Tirolez/Divulgação)

Em 28 de maio é comemorado o Dia do Hambúrguer, um dos pratos mais amados e consumidos mundialmente. Saiba onde comer essa delícia e como prepará-la em casa!

Onde comer:
Salad
Hambúrguer de Feijão com Quinoa

Uma das novidades do cardápio do restaurante é o hambúrguer de feijão preto, quinoa e alho poró, mais uma opção de proteína vegetal, além do já consagrado hambúrguer vegetariano da rede, feito com berinjela e lentilha. A delícia pode ser degustada sozinha ou acompanhada de uma refeição com salada.

Refeição + acompanhamento: R$ 26,00

Hambúrguer de Berinjela e Lentilha
Feito com farinha de linhaça, não tem glúten e é uma ótima opção para os veganos. Acompanhado de salada e um suco, é uma excelente opção para um jantar leve, com ingredientes de fácil digestão para não atrapalhar o sono.

Refeição + acompanhamento: R$ 26,00

Para fazer em casa:

Hambúrguer com Queijo Reino e Molho de Cebolas Caramelizadas

Ingredientes:

Para o Molho:
- 4 colheres (sopa) de ketchup
- ½ colher (sopa) de molho de mostarda
- 1 colher (sopa) de glucose de milho ou mel
- 1 pitada de sal
- 1 cebola
- 1 colher (chá) de azeite
- 2 colheres (chá) de aceto balsâmico

Para o Hambúrguer:
- 300 g de patinho moído 2 vezes
- 300 g de acém moído 2 vezes
- sal e pimenta-do-reino
- 200 g de Queijo Reino Tirolez fatiado

Preparo:

Comece com o molho: faça uma mistura com o ketchup, o molho de mostarda e a glucose. Junte 2 colheres (sopa) de água e tempere com sal.

Corte a cebola em fatias bem finas. Aqueça o azeite em fogo médio, junte as fatias de cebola e refogue-as, mexendo sempre, até que fiquem douradas. Junte o aceto balsâmico e cozinhe um pouco mais, até que a cebola fique macia e com um tom dourado. Nesse momento, incorpore a mistura dos molhos e mexa bem. Reserve para a montagem do lanche.

Faça o hambúrguer: coloque o patinho e o acém moídos em uma tigela e amasse bem até que formem uma única massa. Separe em 4 porções e faça bolinhas. Achate as bolinhas com as mãos e acerte as bordas com os dedos para formar os hambúrgueres.

Aqueça uma frigideira de fundo grosso em fogo médio. Quando estiver bem quente, unte com um fio de óleo e tempere a superfície dos hambúrgueres com sal e pimenta-do-reino. Doure-os de um dos lados, vire-os com uma espátula e divida sobre eles as fatias de queijo reino. Abafe com uma tampa e deixe os hambúrgueres terminarem de dourar e o queijo derreter (cerca de 3 minutos).

Sirva acompanhado do molho de cebola, de uma salada de folhas e de chips de batata, ou monte um lanche combinando os hambúrgueres com alface americana, tomate, maionese e pão preto ou branco. Experimente também, combinados com pão australiano.

Rendimento: 4 hambúrgueres
Tempo de Preparo: 40 minutos

Variação: você pode substituir o molho de cebolas caramelizadas por um molho de cogumelos frescos. Em um fio de azeite doure 1 xícara (chá) de cogumelos frescos fatiados (shiitake, portobelo ou paris) junte ½ xícara (chá) de Creme de Leite Fresco Tirolez (100 ml) e deixe reduzir até formar um molho encorpado. Desligue o fogo, tempere com sal e ervas frescas como tomilho, salsinha ou cebolinha.

Elder Magalhães/Press à Porter Gestão de Imagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário