domingo, fevereiro 14, 2016

“Virose da mosca”: saiba como se prevenir

Não é a chuva que causa a infestação de moscas, mas a abundância de matéria orgânica sob calor e umidade, condições favoráveis à reprodução desse e de outros insetos (Foto: Lúcia Xavier)

O ano de 2016 começou com chuvas e calor, inclusive em áreas castigadas pela seca prolongada. Com o período chuvoso, as moscas infestaram as cidades e trouxeram doenças sazonais, com surtos de diarreia, vômito, febre, dor de cabeça, dores musculares. Esses sintomas têm acometido número crescente de pacientes, que sobrecarregam emergências dos hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e postos de saúde.

Como suspeita-se que o principal vetor do surto é a mosca, que se proliferou nas últimas semanas, o quadro de náuseas, diarreia e febre passou a ser denominado, popularmente, de “virose da mosca”. As moscas circulam em vários lugares, como lixos, comidas estragadas e animais em estado de putrefação, porém, o agente transmissor da doença pode ser vírus ou bactéria. O vírus ou a bactéria, transportado(a) pelas moscas, fica alojado(a) nos alimentos ou na água.

Somente com a realização de exames é possível detectar qual seja.

Na maioria dos casos, não há necessidade de internação. O tratamento é feito com hidratação oral. Se houver mais de dez evacuações por dia, com vômito, é preciso reidratação venosa, por algumas horas, em unidade de atendimento médico.

Prevenção

As medidas de combate ao problema são simples e antigas: 
- Sempre lavar bem as mãos e os alimentos antes de comer
- Conservar bem os alimentos na geladeira ou cobertos
- Manter a higiene da casa 
- Colaborar para a limpeza da rua, do bairro e da cidade para a proliferação de moscas
- Beber muita água para evitar a desidratação.

Fonte: Ponto Crítico

Nenhum comentário:

Postar um comentário