domingo, fevereiro 14, 2016

Aprenda a fazer a mosquitérica, armadilha ecológica para o Aedes aegypti

Mosquitérica, armadilha para mosquitos, é alternativa barata e ecologicamente correta para auxiliar no controle do Aedes aegypti (Foto: Philip Glass)

Prevenir a dengue deve ser uma obrigação de cada cidadão. Não deixar pneus, embalagens e recipientes acumulando água é a maneira mais importante para evitar a proliferação de mosquitos, inclusive dos Aedes aegypti. Com uma simples garrafa pet de um e meio a dois litros, é possível fazer uma armadilha que retira do ambiente as futuras gerações de mosquitos. 

Construir uma Mosquitoeira genérica - mosquitérica - é muito simples. O segredo é a motivação para executar as etapas apresentadas a seguir. Depois de pronta, ela vai atrair as fêmeas de mosquitos para depositarem seus ovos naquela maternidade. Os ovos ficam fixados na borda interna da tampa da mosquitérica, pouco acima da lâmina d'água. Como a água evapora muito rápido na mosquitérica, as fêmeas depositam os ovos cada vez mais abaixo e quando você completar o nível da água, os ovos serão encharcados. As larvas de Aedes aegypti que eclodirem desses ovos ficarão presas dentro da mosquitoeira e assim permanecem durante todas as suas formas de vida: larva, pupa e adulto alado.

Inventada no Brasil, mas sem sucesso comercial, existe uma armadilha para mosquitos chamada Mosquitoeira, patenteada por Hermano César M. Jambo e Antônio C. Gonçalves Pereira. Para difusão da tecnologia no país, assolado pelas doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, grupo do professor Maulori Cabral, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), criou uma versão alternativa e gratuita chamada mosquitérica. O nome da primeira invenção tem origem na palavra ratoeira, já a segunda, é uma síntese de “mosquitoeira genérica”.

Diante das epidemias de dengue ocorridas no Brasil, a invenção entrou em destaque na mídia por ser uma forma prática e eficaz de combater o mosquito vetor da doença. Além da praticidade, é um equipamento simples e de baixo custo para auxiliar no controle da proliferação do mosquito e sua utilização é de fácil entendimento para as camadas populares.

O que é necessário para fazer uma mosquitérica?
1 garrafa de 2 litros de plástico (tipo PET) com o anel da tampa
Tesoura
Lixa de madeira (nº 180)
Rolo de fita isolante ou fita adesiva de forte aderência
Pedaço de tecido do tipo “filó” ou “micro tule”, o bastante para a vedação do bico do recipiente
Ração para gato ou alpiste

Como montar o equipamento?
Passo 1: Cortar a garrafa em dois, sendo que a parte da boca seja menor, a formar um funil
Passo 2: Retirar a tampa do recipiente. De forma cuidadosa, retirar o anel (parte que se destaca da tampa), lacrar e guardar, pois será utilizado posteriormente
Passo 3: Colocar o tecido de vedação no gargalo e prendê-lo com o anel
Passo 4: Lixar o interior do funil, com isso, a área de evaporação aumenta, facilitando ao mosquito a localização da mosquitérica
Passo 5: Colocar o alimento escolhido na parte de baixo do recipiente. Indicam-se quatro a cinco grãos de alpiste ou uma pelota de ração de gato. É importante que seja bem triturado.
Passo 6: Coloque a parte do gargalo de cabeça para baixo, na parte de baixo do recipiente
Passo 7: Utilize a fita isolante para fazer a fixação das 2 partes, externamente
Passo 8: Insira água filtrada (sem cloro) na parte de dentro da mosquitérica, deixando a alguns centímetros do gargalo.

Manutenção
Não é necessário esvaziar a mosquitérica para continuar a usá-la. Para limpá-la, agite o líquido de maneira a molhar todos os espécimes voadores que estejam presos. Depois é só tirar a tampa (funil) e derramar o conteúdo líquido na terra de um jardim ou vaso de planta. Caso queira jogar no vaso sanitário, adicione detergente líquido na água, espere as larvas e pupas morrerem para só então despejar no vaso.

Aplicações
Com a utilização da mosquitérica, será possível manter o ambiente longe das pragas causadoras de doenças e destruidoras de alimentos. Caso o ambiente for muito amplo como sítios e chácaras, recomenda-se a utilização de uma mosquiteira em cada ambiente. Porém, mesmo com a armadilha, é importante verificar a presença de água parada e erradicar os pontos para coibir a proliferação dos insetos.

Veja o passo a passo, com fotos, para montar uma mosquitérica>Armadilha letal para mosquitos, temperada com atitude de civilidade (Departamento de Virologia do IMPPG-UFRJ) Arquivo pdf

Com informações de Infoescola e UFRJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário