sexta-feira, janeiro 08, 2016

Peixamento da Codevasf insere espécies nativas do “Velho Chico” na 132ª Festa do Bom Jesus dos Navegantes de Penedo

Serão inseridos no rio peixes juvenis das espécies matrinxã, conhecido no Baixo São Francisco como xira, pacamã, piau, curimatã-pacu e curimatá-pioa (Foto: Divulgação/Codevasf)

No próximo domingo, 10 de janeiro, em meio às comemorações da 132ª Festa do Bom Jesus dos Navegantes de Penedo (AL), peixes de diversas espécies nativas da bacia hidrográfica do São Francisco serão levados ao rio pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no tradicional peixamento realizado durante a festa secular. Xira, matrinxã e pacamã são algumas das espécies que serão usadas no repovoamento do Velho Chico. O peixamento ocorrerá às 8h, saindo do Porto das Balsas de Penedo.

As espécies nativas serão soltas em dois momentos. No primeiro, uma balsa será utilizada para deslocamento até três prontos de soltura dos peixes. O primeiro ponto será em frente ao Mirante da Rocheira. O segundo ponto será no meio do rio entre Penedo e Neópolis (SE). Já o terceiro ponto será em frente à Prainha de Penedo.

Nesse peixamento, a Codevasf irá inserir no rio peixes juvenis das espécies matrinxã, conhecido no Baixo São Francisco como xira, pacamã, piau, curimatã-pacu e curimatá-pioa. As espécies são produzidas no Centro Integrado de Aquicultura e Recursos Pesqueiros de Itiúba, um centro tecnológico e científico da Codevasf em Porto Real do Colégio (AL) que atua na revitalização da ictiofauna da bacia hidrográfica do Velho Chico.

No segundo momento, o público que estará em Penedo para prestigiar a 132ª Festa do Bom Jesus dos Navegantes poderá participar diretamente do peixamento com soltura das espécies nativas acondicionadas em bolsas, que ocorrerá no Porto das Balsas da cidade. A participação dos visitantes e da população local é uma estratégia de educação ambiental que visa envolver os cidadãos no processo de revitalização do rio São Francisco. Em anos anteriores, crianças e adultos participaram desta ação.

Para participar do peixamento, basta comparecer ao Porto das Balsas de Penedo às 8 horas do domingo (10).

Codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário