quarta-feira, setembro 23, 2015

Petrolândia: Após Dia de Campo de capacitação à ABAMA, na Praia do Sobrado, Solano Just, zootecnista da Sementes, é entrevistado por Assis Ramalho

Entrevista na íntegra vai ao ar na manhã desta quinta-feira (24), na Web Rádio Petrolândia, no Programa Acordando com as Notícias. (Foto: Lúcia Xavier)

No último sábado (19), a Sementes, empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural, escritório em Petrolândia, promoveu Dia de Campo para associados da Associação dos Beneficiários do Assentamento Dr. Miguel Arraes (ABAMA), situado no Sítio Sobrado, na zona rural de Petrolândia. A capacitação foi realizada em estrutura montada na praia do Sobrado, próximo ao Sítio Arqueológico do Letreiro do Sobrado.

Na oportunidade, a reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia entrevistou o zootecnista Solano Just, Coordenador do Núcleo da Sementes em Petrolândia, que inclui também Tacaratu e Jatobá.

Confira abaixo a entrevista que vai ar nesta quinta-feira (24), na Web Rádio Petrolândia, no programa Acordando com as Notícias, transmitido das 5h30 as 8h30 da manhã, de segunda a sábado, com apresentação e comentários de Assis Ramalho. Confira abaixo a conversa de Solano Just com Assis Ramalho.

Iniciamos a entrevista pedindo que fizesse um resumo do evento.


Solano: Esse evento teve como objeto proporcionar aos assentados do Miguel Arraes uma assistência técnica promovida pela empresa Sementes [Assistência Técnica e Extensão Rural], que é uma empresa prestadora de serviços para o INCRA, e com esse Dia de Campo a gente proporcionou a todos os assentados técnicas e inovações, para poder melhorar a situação em questões de criações de animais, assim como a importância da preservação do meio ambiente desse patrimônio que pertence a eles. Então a gente veio até aqui com o intuito de promover a Agricultura Familiar, promover o desenvolvimento para que cada vez mais o assentamento cresça, e a gente quer crescer junto com eles.

De acordo com Solano, a divulgação do evento pela imprensa é importante para que os demais associados tomem conhecimento dos trabalhos que estão sendo realizados em prol de todos.

Solano: A gente precisava da presença de vocês [Web Rádio Petrolândia e Blog de Assis Ramalho] para que esse evento fosse divulgado e que mostre para aqueles assentados que não compareceram, que fiquem sabendo que as coisas aqui no Miguel Arraes estão mudando. Então, a gente vai continuar com os trabalhos junto às pessoas que hoje compareceram. E aqueles que não compareceram, que não estão participando, estão deixando de contribuir com a melhoria de vida, inclusive a deles.

Solano diz que está faltando consciência de boa parte dos frequentadores da praia do Sobrado, que têm usufruido do local, mas não têm recolhido o lixo do local, a exemplo de copos descartáveis e garrafas de bebidas.

Solano: A consciência ambiental é uma questão de educação. A gente, às vezes, vê as outras pessoas fazendo o que é errado e a gente acha que não é com a gente. Mas a gente tem que pensar nos nossos filhos. Pensar nesta e na futura geração. Então, essa questão ambiental é: se você trouxe um material de fora, que traga a sua sacolinha de lixo, recolha o seu lixo e deixe o local do jeito que você encontrou, para que as outras pessoas também possam usufruir da mesma forma. Hoje, todos nós trouxemos sacos de lixo, para recolher todo o lixo que for encontrado na praia, para deixar o local limpo e pronto para as pessoas que venham visitar o local.

Solano falou da importância de resgatar a história do Sítio Arqueológico do Letreiro do Sobrado, onde a placa do IPHAN, após anos jogada no chão, foi recolocada em suporte de madeira pelos associados da ABAMA e funcionários da Sementes. 

Solano: A gente quer trazer a história do Sítio Arqueológico [do Letreiro do Sobrado], saber os motivos e o tempo que foi formado esse sítio arqueológico e poder passar essas informações que fazem parte do Patrimônio Cultural, não só do assentamento [da ABAMA], como do Estado de Pernambuco e de todo o país. Então, a gente trazendo essas informações para os próprios assentados, é importante que eles saibam que são eles que têm que preservar esse patrimônio. Então, a gente pretende difundir tudo isso, para que mais pessoas possam visitar o local, inclusive as escolas da região.

Perguntamos se o zootecnista ficou satisfeito com o resultado da reunião

Solano: Olha, eu fiquei muito satisfeito por que o público que veio foi bastante participativo. Todos interagiram, fizeram perguntas, deram os seus depoimentos, e foi muito importante, porque a gente pode passar algumas coisas para eles e eles passaram pra gente, e essa troca é o que vale.

Nossa reportagem pediu para que fizesse um resumo dos trabalhos realizados pela Sementes junto aos assentados da região.


Solano: Nós estamos completando um ano de trabalho aqui na região, onde trabalhamos com onze assentamentos, em três municípios diferentes (Petrolândia, Jatobá e Tacaratu), onde cada um tem as suas particularidades e a gente tenta lidar com as particularidades de cada um. Eu acho que a situação atual do país tem dificultado um pouco o desenvolvimento, essa questão de créditos, para que a gente possa trabalhar junto com os reassentados. A gente precisa de um crédito para que esse assentado consiga desenvolver o seu assentamento. Mas, com as ferramentas que a empresa tem, com os técnicos que tem, a gente está usando tudo que está à nossa disposição, para poder fornecer para eles o máximo de embasamento, e de conhecimento, dentro da área de cada assentado.

Perguntamos se a crise que atinge o país tem afetado os trabalhos da empresa.


Solano: A crise tem atingido a nível de crédito, porque a gente faz os projetos para os reassentados que, de certa forma, a gente gera uma esperança e as pessoas ficam cobrando, querendo que esse recurso saia, mas esse recurso é do governo federal. O nosso papel a gente tem feito, mas a gente depende do recurso do governo federal para dar continuidade aos nossos trabalhos.


Para encerrar a reportagem, pedimos que deixasse uma mensagem, principalmente para os associados da ABAMA que não compareceram ao evento.

Solano: Eu quero aproveitar essa oportunidade para dizer a todos, tanto do Assentamento Miguel Arraes como os demais [assentamento], que é preciso que todos eles participem dos eventos. Que todos eles estejam juntos com as associações e juntos com as empresas de ATER [Assistência Técnica e Extensão Rural]. Só junto é que a gente vai conseguir vencer as dificuldades, porque se a gente ficar sozinho a gente não vai conseguir chegar a lugar nenhum. Portanto, eu peço a união de todos. Eu também quero a gradecer a sua presença, a cobertura feita [pela Web Rádio Petrolândia e Blog de Assis Ramalho] ao evento, e dizer que foi uma satisfação em receber vocês [Assis Ramalho e Lúcia Xavier] aqui. Muito obrigado e um abraço.

Saber mais:
>Sementes realiza Dia de Campo com associados da ABAMA, na Praia do Sobrado

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Lúcia Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário