segunda-feira, setembro 21, 2015

Petrolândia: Sementes realiza Dia de Campo com associados da ABAMA, na praia do Sítio Sobrado


No último sábado (19), a Sementes, empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural promoveu 'Dia de Campo' com associados da Associação dos Beneficiários do Assentamento Dr. Miguel Arraes (ABAMA) - Fotos: Assis Ramalho e Lúcia Xavier


Associados da ABAMA recolocaram placa de indicação do Sítio Arqueológico Letreiro do Sobrado, que estava no chã

Associados da ABAMA recolocaram placa de "proibido jogar lixo" na área
Associados fizeram plantio de mudas de pau d'arco (tabebuia serratifolia), também conhecido como ipê
No último sábado (19), a Sementes, empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural conveniada ao INCRA, promoveu Dia de Campo com associados da Associação dos Beneficiários do Assentamento Dr. Miguel Arraes (ABAMA), com assentamento em terras do Sítio Sobrado, na zona rural de Petrolândia, Sertão de Pernambuco.

A capacitação dos produtores aconteceu em uma estrutura montada na praia do Sítio Sobrado, na margem da represa de Itaparica, próximo ao assentamento da ABAMA. De manhã até o final da tarde, os associados receberam palestras dos profissionais da Sementes e partiparam de atividades relacionadas ao manejo do rebanho ovinocaprino, suporte forrageiro, convivência com a seca, conservação do meio ambiente e do patrimônio cultural do município.

Além das palestras, os associados da ABAMA recolocaram placa de "proibido jogar lixo" na área, recolocaram a placa de indicação do Sítio Arqueológico Letreiro do Sobrado, que estava no chão há vários anos, e fizeram plantio de várias mudas de pau d'arco (tabebuia serratifolia), também conhecido como ipê.

Praticamente todos os servidores da Sementes estiveram presentes, como palestrantes ou no suporte ao evento. Foram abordados os seguintes temas:

Manejo de caprinos e ovinos, com orientações sobre a convivência com o semiárido, aproveitamento de plantas nativas na alimentação, complementos nutricionais etc.
* Solano Just (Zootecnista), Coordenador do Núcleo que inclui, além de Petrolândia, Tacaratu e Jatobá.
* Hayla Maiara (Técnica Agropecuária)

Legislação Ambiental, com orientações sobre Reserva Legal, preservação do meio ambiente e reflorestamento.
* Romeu Duque (Engenheiro Agrônomo)
*Adilson José (Técnico Agropecuário)

Concientização sobre a preservação do sítio arqueológico do Letreiro do Sobrado, onde, segundo os palestrantes, estudos recentes constataram que as inscrições nas rochas indicam a existência de antigos habitantes, além da existência de fósseis de animais etc.
*Dárcio (Técnico Agrícola)
*Ivânia Ferraz (Pedagoga)

No suporte, participaram os Técnicos Agrícolas Rute Mendes, Saturnino Neto, Franciele Larissa e Walney Freire, a quem agradecemos pelos conhecimentos adquiridos em nossa viagem ao evento.

Assentamento - Apesar de não terem recebido integralmente os recursos do INCRA, beneficiários do assentamento da ABAMA iniciaram, no final do ano passado, a construção de casas no local, com recursos próprios. No momento, três casas estão em construção, sendo uma já em condições de moradia.

Após um longo período de indefinições e cobranças da ABAMA com o INCRA, a Sementes tornou-se a empresa responsável pela orientação técnica dos associados, com várias capacitações já realizadas.

De acordo com Solano Just, é preciso que os demais associados, que não participaram do evento, conheçam e participem das capacitações da Assistência Técnica.

Ver mais fotos>''Dia do Campo'' no Sítio Sobrado
Ver fotos>Assentamento da ABAMA em Petrolândia-PE

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho e Lúcia Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário